PAPEL DO MICRORNA NA REGULAÇÃO DA EXPRESSÃO GÊNICA E SUA ASSOCIAÇÃO COM A ONCOGÊNESE: BIOMARCADORES PARA LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA

Autores

  • Alexandra Karla Soares de Morais Biomédica; Discente do curso de Especialização em Biologia Molecular da Universidade de Pernambuco – UPE.
  • Ana Paula Rocha da Costa Biomédica; Doutora em Ciências Biológicas; Docente do Curso de Biomedicina, Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.

Palavras-chave:

MicroRNA. Biomarcador. Oncogênese.Leucemia mielóide aguda.

Resumo

Os micros RNA (miRNA) representam uma classe de RNA (ácido desoxirribonucleico) endógeno, não codificante, com aproximadamente 22 nucleotídeos. Essas moléculas estão relacionadas com o controle e regulação de diversos processos biológicos fundamentais, incluindo o desenvolvimento embrionário, a proliferação e diferenciação celular, apoptose, hematopoese e na gênese de tumores. A Leucemia mielóide aguda é caracterizada por um distúrbio clonal que leva a um acúmulo e aprisionamento de blastos mielóides na medula óssea e sangue, sendo o câncer hematológico mais incidente em adultos. O mecanismo patológico da LMA pode ser explicado em grande parte por aberrações citogenéticas, mutações adquiridas e alterações epigenéticas. Os miRNAs atuam na regulação epigenética póstranscricional e vários estudos catalogaram assinaturas de miRNA específicas na LMA. Nessa revisão foi realizada uma investigação sistemática, através de levantamento bibliográfico para ampliação do conhecimento e compreensão do tema. Foram incluídos artigos escritos em inglês, indexados no período entre 2012 e 2016, por amostra de tipo intencional. O objetivo dessa revisão é conhecer a relação dos miRNAs com a regulação da expressão gênica e sua influência na oncogênese da LMA, observando os perfis de expressão diferencial de miRNAs circulantes e sua importância no diagnóstico das LMA. A compreensão desses processos pode abrir caminho para conduta terapêutica adequada melhorando o prognóstico e a sobrevida dos pacientes acometidos por esse câncer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

Morais, A. K. S. de, & Costa, A. P. R. da. (2018). PAPEL DO MICRORNA NA REGULAÇÃO DA EXPRESSÃO GÊNICA E SUA ASSOCIAÇÃO COM A ONCOGÊNESE: BIOMARCADORES PARA LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 3(3), 53. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/5983

Edição

Seção

Artigos