A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SANITÁRIA NO CONTROLE E PREVENÇÃO AO ASCARIS LUMBRICOIDES NA INFÂNCIA

Autores

  • Amanda Louyze Soares Acadêmica do curso de Biomedicina da Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.
  • Evelliny Assis de Oliveira Neves Acadêmica do curso de Biomedicina da Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.
  • Igor Felipe Andrade Costa de Souza Doutor em Ciências Biológicas; Docente do curso de Biomedicina pela Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.

Palavras-chave:

Parasitoses em crianças, educação sanitária no Brasil, enteroparasitoses infantis, ascaridíase.

Resumo

Ascaridíase é uma enteroparasitose que tem como agente etiológico o Ascaris lumbricoides. Esta doença tem distribuição geográfica mundial, porém é mais evidenciada em países que ainda estão em desenvolvimento, como o Brasil, devido à falta de infraestrutura e saneamento básico, onde os serviços de Saúde Pública não são tão eficientes e por isso favorece a disseminação do parasita junto à classe da população menos favorecida economicamente, a qual se encontra em situações precárias, afetando, principalmente, as crianças. Esse estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura de caráter descritivo explicativo da importância da educação sanitária no controle e prevenção ao Ascaris lumbricoides na infância. Através da abordagem indireta, com pesquisas nas bases de dados disponíveis em plataformas virtuais, foi possível inferir que o baixo nível de conhecimento da maior parte da população brasileira sobre o modo de transmissão e prevenção dessa doença carreta nos elevados índices de prevalência dessa parasitose. Portanto, acredita-se que uma maior disseminação de conhecimento e informações sobre a ascaridíase seja a melhor solução para a prevenir essa enfermidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

Soares, A. L., Neves, E. A. de O., & Souza, I. F. A. C. de. (2018). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SANITÁRIA NO CONTROLE E PREVENÇÃO AO ASCARIS LUMBRICOIDES NA INFÂNCIA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - PERNAMBUCO, 3(3), 22. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipesaude/article/view/5980

Edição

Seção

Artigos