DURACAO RAZOAVEL DO PROCESSO PENAL:DESCOMPASSO ENTRE A TEORIA E A PRATICA

Autores

  • silva edivaldo silva facipe

Palavras-chave:

Processo Penal

Resumo

Objetiva-se examinar a duração razoável do processo penal enquanto direito e garantia fundamental em sintonia com um complexo de princípios processuais penais constitucionais e convencionais que orientam o sistema acusatório brasileiro, e a sua aplicação prática pelos operadores do direito penal e processual penal. Será verificado que existe congruência da teoria normativa com a vivência prática, e se o acusado usufrui desta conquista civilizatória, de ter sua situação jurídica definida pelo aparato repressivo estatal, num tempo aceitável. Por meio de pesquisa monográfica, operacionalizada pela análise de dados estatísticos, entrevistas, análise de casos concretos, constatou-se que a duração razoável do processo penal brasileiro, possui previsão constitucional e convencional. No tocante ao instituto em si, verifica-se que este é de extrema relevância, mas no dia a dia da vida forense, passou a ser letra morta, mera formalidade aviltando a presunção de inocência, fragilizando o conjunto probatório cuja finalidade é formar a convicção do julgador, engaça o acesso à justiça e atenta contra a dignidade da pessoa humana.

 

Palavras-Chave: 1- Processo Penal; 2- Razoável Duração do Processo; 3- Presunção de Inocência; 4- dignidade da pessoa humana.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

silva edivaldo silva, facipe

ciencias humanas e sociais 

direito

Referências

RANGEL Paulo. Direito Processual Penal. Vigésima 2ª edição. Editora Atlas 2014.

LOPES Jr, Aury. Processual Penal e sua Conformidade. 2014.

INGO Wolgang Sarlet, curso de Direito Constitucional, 2ª edição 2012.

BECCARIA. Livro Dos Direitos e Das Penas. 2005.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão: teoria do garantismo penal. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2002.

LIMA, Renato Brasileiro de. Manual de processo penal, vol. I. Niterói, RJ: Impetus, 2011.

LOPES Jr, Aury. Direito Processual penal e sua Conformidade Constitucional. Volume I. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 2011.

O direito a ser julgado em um prazo razoável: o tempo como pena e a (de) mora jurisdicional no processo penal. Revista de ciências penais. São Paulo, vol. 01, nº 01, p. 219-245, jul-dez/2004. ISSN 1679-673X.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 18ª Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

NOVELINO, Marcelo. Manual de direito constitucional. 9ª Ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2014.

Downloads

Publicado

2017-01-12

Como Citar

silva, silva edivaldo. (2017). DURACAO RAZOAVEL DO PROCESSO PENAL:DESCOMPASSO ENTRE A TEORIA E A PRATICA. Caderno De Graduação - Humanas E Sociais - UNIT - PERNAMBUCO, 2(3), 167. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/facipehumanas/article/view/3690

Edição

Seção

Artigos