Gestão Financeira na Empresa: um estudo de caso da implantação de bilhete eletrônico na Katur Turismo Ltda.

Karla Simone Beltrão Vieira de Melo, Mário Torres da Costa, Izabelle de Souza Pereira

Resumo


Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito da implantação do sistema de bilhete eletrônico (e-tkt) na gestão financeira e operacional da agência Katur Turismo Ltda, localizada em Recife-PE.

A metodologia utilizada foi o estudo de caso, de caráter avaliativo. Os dados necessários ao estudo foram obtidos através da observação e da análise documental. A observação teve como foco o atendimento ao público alvo da agência e na análise documental foram estudados documentos referentes à movimentação financeira da agência nos períodos anterior e posterior à implantação do bilhete eletrônico.

Realizou-se também levantamento bibliográfico, por meio do qual se estabeleceram as bases teóricas que subsidiaram a análise dos dados levantados pelos instrumentos acima descritos.

O trabalho possibilitou concluir que a implantação do bilhete eletrônico trouxe diversas vantagens financeiras e operacionais para a agência, permitindo a redução de custos e promovendo uma maior satisfação do cliente, devido a rapidez e segurança dessa nova forma de emissão de bilhetes, tornando, dessa forma, a Katur Turismo Ltda. mais competitiva perante o mercado do ramo turismo.


Palavras-chave


Bilhete Eletrônico; Turismo; Administração Financeira

Texto completo:

PDF