PLANO DE IMPLANTAÇÃO DE ÁREAS VERDES PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE UNIÃO DOS PALMARES/AL

Ariana Barbosa Lopes, Melissa Mota Alcides

Resumo


Com o ritmo acelerado da vida atual, os indivíduos têm cada vez menos contato com áreas verdes. Crianças e jovens em idade escolar passam pelo menos 5 horas diárias na escola. Pensando nisso, ofertar espaços verdes nesses ambientes favorece a interação entre usuários e meio ambiente. Assim, o presente estudo teve como objetivo geral elaborar uma cartilha de paisagismo para escolas municipais a partir do estabelecimento de diretrizes que contribuirão para a implementação de áreas verdes escolares. Busca-se ainda considerar aspectos sociais, ambientais e econômicos destas unidades, através da promoção de práticas que auxiliarão na implantação e manutenção dos espaços verdes inseridos nas escolas. A metodologia adotada buscou obter resultados qualitativos através de levantamentos bibliográficos. O diagnóstico teve como fonte de dados as escolas municipais de União dos Palmares. Foram realizadas análises críticas em relação ao projeto PDDE Sustentável, mostrando que é possível melhorar a qualidade do ensino permitindo contato do aluno com a natureza. A partir dos problemas encontrados, foi possível definir as diretrizes que nortearam este estudo e assim, foi construída a cartilha Paisagismo na Escola, proporcionando um subsídio acessível para que gestores e comunidade escolar possam aplicar na implantação e cuidado com as áreas verdes escolares.

Palavras-chave


Paisagismo, Áreas Verdes, Escolas Municipais.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2359-4942.2019v3n3p87-102