ANÁLISE DA MATURIDADE EM GESTÃO DE PROJETOS DE UMA EMPRESA DA CONSTRUÇÃO CIVIL UTILIZANDO A METODOLOGIA MMGP

Danielle Freitas Santos, Fernando Schramm, Vanessa Batista Schramm

Resumo


O setor da construção civil emerge como um segmento de extrema relevância para a economia brasileira, tanto por gerar emprego e renda como por fomentar uma cadeia produtiva complexa. Por envolver um nível de complexidade considerável em termos de gestão, planejamento e execução, o setor necessita de alternativas que otimizem a gestão dos recursos, e nesse sentido a gestão de projetos surge como um sistema eficiente. Muitas organizações buscam adotar modelos baseados na gestão de projetos como forma de alcançar níveis de maturidade que garantam crescimento e melhores resultados. Nesse sentido, reconhecendo a importância do segmento e dos eventuais benefícios oriundos da gestão de projetos sob a perspectiva do nível de maturidade, o estudo objetiva analisar o nível de maturidade em gestão de projetos no âmbito do setor de Engenharia de uma construtora da cidade de Campina Grande – PB através da aplicação do Modelo MMGP (PRADO,2014). Para tanto, a pesquisa admite caráter exploratório-descritivo, caracterizando-se como um estudo de caso, baseado na aplicação de questionários, visitas in loco e entrevistas informais com os responsáveis diretos pelo setor de análise. Dessa forma, verificou-se que o setor avaliado admite um índice satisfatório de maturidade em gestão de projetos, ficando relativamente acima das médias auferidas pelo setor da construção civil e pelas empresas nacionais de modo geral, correspondendo ao nível Conhecido (2), porém com forte tendência ao nível Padronizado (3), evidenciando que as práticas de gestão de projetos estão em ascensão na empresa, além de estarem alinhadas as estratégias organizacionais.

Palavras-chave


maturidade em gestão de projetos; construção civil; modelo MMGP

Texto completo:

PDF

Referências


ALDABÓ, R. Gerenciamento de Projetos: procedimento básico e tapas essenciais / Ricardo Ald.abó. – 1a Edição – São Paulo: Artliber, 2001.

CARNEIRO, K. D. A.; MARTENS, C. D. P. Análise da maturidade em gestão de portfólio de projetos: o caso de uma instituição financeira de pequeno porte. Revista de Gestão e Projetos – GeP, São Paulo, vol. 3, n .1, p. 252-279, 2012.

JUCÁ JÚNIOR, A. S.; CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C. Maturidade em gestão de projetos em pequenas empresas desenvolvedoras de software do polo de alta tecnologia de São Carlos. Revista Gestão e Produção, São Carlos, v. 17, n. 1, p. 181-194, 2010.

KERZNER, H. Gestão de Projetos: as melhorespráticas / Harold Kerzner ;tradução: LeneBelonRibeiro. – 2. Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2006.

LUKOSEVICIUS, A P.; CAMPOS FILHO, L. A. N.; COSTA, H. G. Maturidade em gerenciamento de projetos e desempenho de projetos. Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção - Volume 7, 2007.

OLIVEIRA, J. Avaliação do Nível de Maturidade em Gerenciamento de Projetos no Setor de Engenharia de Projetos de um Estaleiro de Grande Porte no Nordeste Brasileiro. Revista de Gestão e Projetos – GeP,Vol. 5, N. 3. Dezembro, 2014.

PRADO, D. S. Maturidade em Gerenciamento de Projetos. Vol. 7. Nova Lima: Editora INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2008.

_______, D. S. Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo Prado – MMGP. Versão 2.2.0, ano 2014. Disponível em: Acesso em 30 de novembro de 2018.

_______, D. S.; ARCHIBALD, R. D. Maturidade Brasil 2012: Pesquisa sobre maturidade em gerenciamento de projetos. Versão completa, 2012. Disponível em: Acesso em 28 de outubro de 2018.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

SILVEIRA, G. A.; SBRAGIA, R.; KRUGLIANSKAS, I. Fatores Contribuintes do Nível de Maturidade em Gerenciamento de Projetos em Empresas Brasileiras: Um Estudo Empírico. XIII Seminário Latino-iberoamericano de Gestión Tecnológica ALTEC, 2009, Cartagena de Indias. XIII Seminário Latino-iberoamericano de Gestión Tecnológica ALTEC 2009. 2009. v. 1. p. 1-20.

THIELMANN, R.; SILVA, C. H. Avaliação de maturidade em gestão de projetos: estudo de caso de um projeto automotivo. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, ano 9, nº2, p. 35-49, 2014.

TOLEDO, J. C.; SILVA, S. L.; MENDES, G. H. S.; JUGEND, D. Fatores críticos de sucesso no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produto em empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte. Revista Gestão e Produção, São Carlos, v. 15, n.1, p. 117-134, 2008.

VASCONCELOS, D. C.; VASCONCELOS, A. M. C. A maturidade em gerenciamento de projetos logísticos aplicada a uma indústria automotiva cearense. Revista de Gestão e Projetos – GeP, São Paulo, vol. 3, n .1, p. 159-180, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2359-4942.2019v3n3p49-64