COMPREENSÃO DA ELIPSE NA CIRCULARIDADE DAS REPRESENTAÇÕES: EXERCITANDO A CRIATIVIDADE

Autores

  • Lúcia Cristina Silveira Monteiro Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2019v3n3p37-48

Palavras-chave:

complementaridade, criatividade, elipse, explicação, geometria dinâmica.

Resumo

A Educação Matemática é o espaço da construção da explicação dos objetos da Matemática, mas, na atualidade ainda é ignorada nos espaços de formação e no exercício da docência em Matemática. A elaboração de uma explicação possibilita a construção de significados e caminhos para a descoberta, que são importantes para a Educação Matemática. Uma abordagem semiótica para a Educação Matemática destaca a importância da metodologia da complementaridade das diferentes interpretações sobre um objeto e, por isso, apresentam muitas possibilidades explicativas para construção de significados e caminhos para descoberta. No presente trabalho, perseguiremos caminhos para a compreensão da elipse, por uma construção de significados, elaborando explicações, mudando e criando novas relações para representações geométricas dessa curva, explorando uma circularidade nas representações com utilização de software de geometria dinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Cristina Silveira Monteiro, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2000); Mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2003); Ex-Diretora Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Alagoas, interstícios 2007-2009, 2010-2012; Membro do conselho Fiscal da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Interstício 2007-2010; Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015); Atualmente, professora Adjunto II da Universidade Federal de Alagoas onde ministra aulas na Licenciaturas em Matemática e na Licenciatura em Pedagogia da UFAL.

Referências

Minha proposta é que chamemos de uma prova explicativa aquela que faz referência a uma propriedade característica de uma entidade ou de uma estrutura mencionada no teorema, de tal forma que da prova seja evidente que o resultado depende de tal propriedade (STEINER, 1978, p. 143);

A percepção realmente é um processo construtivo [...] mesmo a percepção sendo uma construção, as condições dessa construção são dadas pelo ambiente e pelas experiências da pessoa. A percepção, dessa maneira, fornece uma hipótese sobre o que a gente está vendo, e esta hipótese tem de ser testada novamente [...] (OTTE, 2012, p.78).

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

Monteiro, L. C. S. (2019). COMPREENSÃO DA ELIPSE NA CIRCULARIDADE DAS REPRESENTAÇÕES: EXERCITANDO A CRIATIVIDADE. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 3(3), 37–48. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2019v3n3p37-48

Edição

Seção

Artigos