COMPREENSÃO DA ELIPSE NA CIRCULARIDADE DAS REPRESENTAÇÕES: EXERCITANDO A CRIATIVIDADE

Lúcia Cristina Silveira Monteiro

Resumo


A Educação Matemática é o espaço da construção da explicação dos objetos da Matemática, mas, na atualidade ainda é ignorada nos espaços de formação e no exercício da docência em Matemática. A elaboração de uma explicação possibilita a construção de significados e caminhos para a descoberta, que são importantes para a Educação Matemática. Uma abordagem semiótica para a Educação Matemática destaca a importância da metodologia da complementaridade das diferentes interpretações sobre um objeto e, por isso, apresentam muitas possibilidades explicativas para construção de significados e caminhos para descoberta. No presente trabalho, perseguiremos caminhos para a compreensão da elipse, por uma construção de significados, elaborando explicações, mudando e criando novas relações para representações geométricas dessa curva, explorando uma circularidade nas representações com utilização de software de geometria dinâmica.

Palavras-chave


complementaridade; criatividade; elipse; explicação; geometria dinâmica.

Texto completo:

PDF

Referências


Minha proposta é que chamemos de uma prova explicativa aquela que faz referência a uma propriedade característica de uma entidade ou de uma estrutura mencionada no teorema, de tal forma que da prova seja evidente que o resultado depende de tal propriedade (STEINER, 1978, p. 143);

A percepção realmente é um processo construtivo [...] mesmo a percepção sendo uma construção, as condições dessa construção são dadas pelo ambiente e pelas experiências da pessoa. A percepção, dessa maneira, fornece uma hipótese sobre o que a gente está vendo, e esta hipótese tem de ser testada novamente [...] (OTTE, 2012, p.78).




DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2359-4942.2019v3n3p37-48