FORMAÇÃO INDÍGENA: ESTUDO DE CASO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO CEMIX

Autores

  • George Lauro Ribeiro de Brito Universidade Federal do Tocantins - UFT http://orcid.org/0000-0001-9356-4443
  • Rita Monteiro de Sousa Reis 3Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã - CEMIX Tocantínia – TO – Brasil
  • Gentil Veloso Barbosa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • André Barcelos Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Iara Núbia Félix de Sousa Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.17564/2359-4942.2018v3n2p25-34

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais, Educação indígena, Aprendizagem tecnológica

Resumo

Este artigo permite analisar questões relativas a aprendizagem das tecnologias no CEMIX. A problemática é saber como o aluno indígena concebe o curso técnico em informática, no Ensino Médio e quais as implicações do curso na vida do estudante indígena Xerente. Com isso, fez-se uma análise da clareza do PPC do Curso para os estudantes indígenas, permitindo delinear dois objetivos: i) analisar a visão do povo Xerente sobre o curso e; ii) entender como o estudante indígena Xerente absorve as atividades do curso. Para isso, utilizou-se o método de pesquisa através de entrevista com questionário para os estudantes indígenas do CEMIX e uma análise sobre os resultados obtidos.

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Biografia do Autor

George Lauro Ribeiro de Brito, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Bacharel em Engenharia Elétrica (UFMT), Mestre em Engenharia Elétrica (USP), Doutor em Engenharia Elétrica (UnB), Professor Associado da UFT no Curso de Ciência da Computação e Licenciatura em Informática, Orientador no Mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas.

Rita Monteiro de Sousa Reis, 3Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã - CEMIX Tocantínia – TO – Brasil

Bacharel em Matemática e Licenciada em Informática (UFT), Professora do Curso Técnico em Informática no 3Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã – CEMIX.

Gentil Veloso Barbosa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Tecnólogo em Processamento de Dados (Unitins), Mestre em Ciência da Computação (UFSC), Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ), Professor Adjunto da UFT no Curso de Ciência da Computação e Coordenador do Curso de Licenciatura em Informática, Orientador no Mestrado em Modelagem

André Barcelos Silva, Universidade Federal do Tocantins

Tecnólogo em Sistemas para Internet (IFTO), Especialista em Desenvolvimento de Sistemas Computacionais de Alta Complexidade (UFT), Mestrando em Modelagem Computacional de Sistemas (UFT).

Iara Núbia Félix de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Turismo (IEPO), Bacharel em Pedagogia (UFT, Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e Familiar (ITOP), Mestranda em Modelagem Computacional de Sistemas (UFT).

Referências

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Publicado

2018-10-17

Como Citar

de Brito, G. L. R., Reis, R. M. de S., Barbosa, G. V., Silva, A. B., & de Sousa, I. N. F. (2018). FORMAÇÃO INDÍGENA: ESTUDO DE CASO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO CEMIX. Interfaces Científicas - Exatas E Tecnológicas, 3(2), 25–34. https://doi.org/10.17564/2359-4942.2018v3n2p25-34

Edição

Seção

Artigos