A instrução secundária na província da Parahyba do Norte: o Lyceu provincial entre os anos de 1836-1846

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v2n1p59-69

Autores

  • Cristiano Ferronato Universidade Tiradentes
  • Simone Silveira Amorim UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Leyla Menezes de Santana UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Joseane Gonçalves da Silva UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Joelson Silva dos Santos UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Ensino secundário, Normatização, liceus

Publicado

2013-09-27

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas questões iniciais sobre o processo de organização da instrução secundária na província da Parahyba do Norte, entre os anos de 1836 a 1846, tendo como objeto de análise os Estatutos do Lyceu Provincial da Parahyba do Norte publicados em 1846. O corpus documental inclui, além dos citados estatutos, a documentação levantada pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação no Nordeste Oitocentista, da Universidade Federal da Paraíba, no Arquivo Público do Estado da Paraíba. A análise dHistoria dao processo de normatização da instrução secundária no XIX, na supracitada Província, baseou-se nos referenciais teóricos da História Cultural (BURKE, 1992), da História das instituições (MAGALHÂES, 1998/1999) e da cultura escolar (JULIA, 2001). A História das instituições tem tomado fôlego no contexto dos estudos de História da Educação no Brasil, inserindo-se em um processo de renovação na área e constituindo-se como um novo campo temático da historiografia da educação brasileira.

Biografia do Autor

Cristiano Ferronato, Universidade Tiradentes

Professor do PPG I da Universidade Tiradentes/UNIT no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/ Coordenador do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO/GT-SE).

Simone Silveira Amorim, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Professora do PPG I da Universidade Tiradentes/UNIT, no Programa de Pós-graduação em Educação.  Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)/ Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO/GT-SE).

Leyla Menezes de Santana, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT) /Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO/GT-SE).

Joseane Gonçalves da Silva, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduanda do Curso de História da Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO/GT-SE)

Joelson Silva dos Santos, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduando do Curso de História da Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO/GT-SE)

Como Citar

Ferronato, C., Amorim, S. S., Santana, L. M. de, Silva, J. G. da, & Santos, J. S. dos. (2013). A instrução secundária na província da Parahyba do Norte: o Lyceu provincial entre os anos de 1836-1846. Interfaces Científicas - Educação, 2(1), 59–69. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v2n1p59-69