CONECTANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM A EXPERIÊNCIA DO ALUNO: UMA ANÁLISE DO PBL À LUZ DE DEWEY

Marta Hiromi Mendes, Celi Langhi, Helena Gemignani Peterossi, Leandro Rubim

Resumo


Este artigo apresenta material conceitual e bibliográfico a respeito da Aprendizagem baseada em Projetos, ou Project Based Learning (PBL ou PJBL) e alguns conceitos propostos por John Dewey sobre a experiência. Por meio de uma pesquisa bibliográfica buscou-se conceituar o que é PBL e seus desafios, desenvolvendo uma análise crítica sobre seu uso no processo de ensino-aprendizagem à luz das orientações de John Dewey. Os resultados ressaltam a importância da associação que o aluno deve fazer dos conceitos por meio dos desafios propostos pelos projetos com sua experiência profissional, transferindo de forma mais rápida seu aprendizado para a vida profissional, aplicando quase que instantaneamente os conceitos estudados.

Palavras-chave


Educação Profissional. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). Metodologia de Ensino e Aprendizagem. John Dewey.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, U. F. Temas transversais e a estratégia de projetos. V. 8. São Paulo: Moderna, 2008.

AUSUBEL, D. P.; NOVACK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

DEWEY, John. Democracia e educação: uma introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, John. My pedagogic creed. The School Journal, v. 54, n. 3, p. 77-80, january 16, 1997). Disponível em: http://infed.org/mobi/john-dewey-my-pedagogical- creed. Acesso em: 23 out. 2016.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

HARMER, Nichola et al. The benefits and challenges of project-based learning A review of the literature. 2014. p. 1-41. PedRIO paper. ISSN 2052-5818.

KOLMOS, Anette. Reflections on project work and problem-based learning. European Journal of Engineering Education, v. 21, n. 2, p. 141-148, 1996.

LANGHI, C. E-learning e aprendizagem significativa. Estratégica, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 37-49, 2010.

MARCONDES, Ofélia Maria. Dewey: estética social e educação democrática. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

MORGAN, Alistair. Theoretical aspects of project-based learning in higher education. British Journal of Educational Technology, v. 14, n. 1, p. 66-78, 1983.

NEVES, Aécio Cordeiro. Reflexões sobre o ensino superior de contabilidade e a formação do contador. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p. 18-29, 2006.

PENUEL, W. R.; MEANS, B. Observing classroom process in project-based learning using multimedia: a tool for evaluators. 1999. Disponível em: http://www.ed.gov/technology/techconf/1999/whitepapers/papers3.html. Acesso em: 12 jul. 2018.

PMI - Project Management Institute. A guide to the project management body of knowledge. Project Management Institute, Inc. Pennsylvania, 2013.

SOUSA, Sidinei de Oliveira. Blended online POPBL: uma abordagem blended learning para uma aprendizagem baseada em problemas e organizada em projetos. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Presidente Prudente, 2015.

SHILLING, Claudia. Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores: a construção do conhecimento escolar. São Paulo: Ática, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p161-170


Indexada em: