A INCLUSÃO NO BRASIL: A DEFICIENCIA INTELECTUAL E AS CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p93-106

Autores

  • Renan Antônio da Silva Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS e Universidade de Mogi das Cruzes
  • Artur Carmello Neto Professor Efetivo no Estado de São Paulo
  • Luci Regina Muzzeti Professora Livre Docente em Sociologia da Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Educação Especial. Deficiência Intelectual. Inclusão.

Publicado

2020-05-08

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

O artigo realiza uma reflexão sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual nas escolas e a contribuição de Vigotski no seu processo de ensino e aprendizagem. Para isso o artigo apresenta alguns momentos histórica sobre a trajetória da pessoa com deficiência no mundo, sua legislação no Brasil e a concepção de Vigotski sobre deficiência. Por fim o artigo propõe um debate sobre as reais possibilidades de se implementar os conceitos do psicólogo russo na educação especial em deficiência intelectual.

Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS e Universidade de Mogi das Cruzes

Pós – Doutor em Educação (2020) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós – Doutor em Ciências Sociais (2019) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília). Pós – Doutorando pelos seguintes Programas de Pós – Graduação: História pela University of Warwick (Reino Unido), Ciências Sociais pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), Educação pela Universidad de Sevilla (Espanha),Ciências Sociais e do Comportamento pela Universidade da Coruña (Espanha), Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB); Educação pela Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESB), Educação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Doutor em Educação Escolar (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Araraquara). Realizou o Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE – Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco – José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), Research and Social Responsibility in Higher Education, University of Victoria (Canadá) e Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora). Participa da Cátedra Ignacy Sachs · Ecossociodesenvolvimento (PUC/SP). Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente em soluções inovadoras e com potencial de frugalidade voltadas às Políticas Públicas em Educação, com foco na inclusão educacional.Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Líder no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GPECUMA) – UNESP, UNIS, UMC, PUC/SP e UNESCO. Vice-Líder no Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas (GRUPPU/ UMC). Pesquisador no Grupo Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras – Universidad de Sevilla. Pesquisador no Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação (NUDISE/UNESP). Pesquisador Associado em dois projetos na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Pesquisador no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Consultor no United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization (UNESCO). Foi Professor – Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Publicou mais de 60 artigos científicos, 18 capítulos de livros, 7 livros e organizou outras 5 obras. Escreve e pesquisa ao lado dos renomados professores Dra. Maria Cecília de Souza Minayo (Fiocruz) e Dr. Pedro Demo (UNB). Recebeu os seguintes prêmios e honrarias: Título Cidadania Uberabense, pela Câmara Municipal de Uberaba (2009); Indicação para receber a Medalha Rui Barbosa (2017); Projeto de doutorado aprovado com louvor na VII Escuela de la Red de Posgrado en Infancia y Juventud RedINJU (2017); Moção de Aplauso do Conselho Tutelar de Matão/SP (2020), Moção de Aplauso do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (2020), Placa Comemorativa da Etec Taboão da Serra (2020), Moção de Aplauso pela Câmara Municipal de Mauá (2020), Título de Cidadão Honorário Mauaense (2020) e Título de Cidadão Honorário Ribeirãopirense (2020). Membro editorial em 8 periódicos. Avaliador Ad Hoc em 33 revistas científicas, destacando os seguintes periódicos: Educação e Pesquisa USP (Qualis A1), Revista Ciência & Saúde Coletiva Fiocruz (Qualis A1) e Educational Philosophy and Theory (Qualis A1 – Fator de impacto: 0.864 – 2017). Revisor em 3 agências de fomento: CAPES, FAPESP e da Association for students and alumni of Erasmus Mundus Master (2015 – 2016). Associado na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, a ANPEd.

Artur Carmello Neto, Professor Efetivo no Estado de São Paulo

Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciência e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCLar/UNESP, linha de pesquisa formação de professor e Educação Especial; Mestre em Educação Escolar – FCLar/UNESP, linha de pesquisa Formação do professor, Trabalho docente e Práticas pedagógicas; Graduado em Pedagogia – FCLar/UNESP, com Habilitação em Deficiência Intelectual; Professor efetivo na rede pública estadual de São Paulo nos cargos, ensino fundamental I desde 2007 e sala de recursos em deficiência intelectual desde 2011; Tem experiência em estudos e pesquisas na área da Educação sobre os seguintes temas: Adaptação Curricular; Deficiência Intelectual; Educação Especial; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas.

Luci Regina Muzzeti, Professora Livre Docente em Sociologia da Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997); Mestra em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992); Professora Livre Docente em Sociologia da Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na Linha de Pesquisa "Sexualidade, Cultura e Educação Sexual"; Integrante do Núcleo de Estudos da Sexualidade – NUSEX; Tem experiência na área de Educação, trabalhando com a abordagem de Pierre Bourdieu, com ênfase em pesquisas sobre habitus, gênero e trajetórias escolares.

Como Citar

da Silva, R. A., Neto, A. C., & Muzzeti, L. R. (2020). A INCLUSÃO NO BRASIL: A DEFICIENCIA INTELECTUAL E AS CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI. Interfaces Científicas - Educação, 9(1), 93–106. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p93-106

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