SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p131-140

Autores

  • Valtecino Eufrásio Leal Doutor em Direito Pela Fadisp; Servidor Público Federal; Professor; Pesquisador.
  • Paulo Alberto da Silva Sales Doutor em Letras e Linguística pela UFG; Professor; Pesquisador. E-mail
  • Geruza Silva de Oliveira Vieira Doutora em Sociologia pela UFG; Professora; Pesquisadora.
  • Marilda Ferreira Machado Leal Especialista em Direito Público; Professora de Direito do Trabalho; Pesquisadora.

Palavras-chave:

Ensino Jurídico. Estratégias. Efetividade. Dignidade Humana. Conflito de Gerações.

Publicado

2019-11-10

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Artigos

Resumo

A partir da análise do quantitativo de cursos jurídicos existentes no Brasil, procura-se por meio desta pesquisa, teorizar sobre seis hipóteses demonstrativas da inviabilidade de bons resultados nos cursos jurídicos do país. A primeira delas passa pelo alto número de cursos autorizados e reconhecidos. A segunda, é inerente ao empirismo e ao tecnicismo adotados pelos docentes em sala de aula. A terceira versa sobre o conflito de linguagem e de comunicação entre as duas gerações que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. A quarta tem como foco a relação ou o vínculo de trabalho dos professores com as instituições, que em larga escala, são agentes públicos ou profissionais autônomos, que adotam a docência como segunda profissão ou complemento de renda. A quinta questiona o fato do MEC realizar visitas e inspeções às instituições e aos cursos jurídicos, apenas trienalmente e a última, relaciona-se com a oferta de cursos, apenas em turnos noturnos. O objetivo da investigação é proporcionar diálogos acadêmicos que venham ampliar-se em favor de melhoras no ensino jurídico.

Como Citar

Leal, V. E., da Silva Sales, P. A., de Oliveira Vieira, G. S., & Leal, M. F. M. (2019). SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL. Interfaces Científicas - Educação, 8(1), 131–140. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p131-140