POLÍTICAS DE NARRATIVIDADE E PERFOMANCES DE GÊNERO NA ESCOLA: CARTOGRAFIAS EM ABERTO

Lucemberg Rosa de Oliveira, Ana Lúcia Gomes da Silva, Juliana Cristina Salvadori

Resumo


As cartografias mapeadas neste artigo tomam como centralidade as categorias gênero, práticas pedagógicas e formação docente, na tentativa de responder como gênero está presente na escola e de que maneira atravessa as práticas do(a)s professore(a)s/ A pesquisa, tecida colaborativamente com sete participantes, se ancora na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento de construção e de análise o método cartográfico, tendo em vista a perspectiva pós-crítica de questionar os próprios modos de fazer pesquisa em educação. Como dispositivos de construção dos dados, utilizamos os Ateliês de Pesquisa e observação participante, buscando registrar através do diário de bordo algumas situações do cotidiano escolar para problematizar e refletir sobre as práticas e, consequentemente, formar professores/a em exercício para o trato com a temática. Como resultado foi possível perceber que muitos (a) professores (a) ainda se sentem reféns de práticas pedagógicas incoerentes com as demandas dos sujeitos da contemporaneidade, presentes na escola. Outro dado evidenciado aponta que a escola ainda é regida por uma estrutura hierárquica que insiste em olhar mais para a normatividade do que para a diversidade.

Palavras-chave


Gênero; Práticas Pedagógicas; Diversidade; Cartografia; Professores em exercício.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p189-204


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