PEDAGOGIAS DA SEXUALIDADE NA PORNOCULTURA: NOTAS SOBRE AS MILFS

Luiz Felipe Zago, Thanise Guerini Atolini

Resumo


O artigo investiga as pedagogias da sexualidade que constituem a milf (mother i’d like to fuck), personagem da pornografia contemporânea, enquanto um produto da economia do desejo e da pornocultura. O objetivo é circunscrever a milf como uma pedagoga da sexualidade do tempo presente, constituída por diferentes sentidos de corpo, gênero, sexualidade, geração, maternidade em três vídeos do site YouPorn, investigados por meio de análise cultural. Aponta-se a milf como uma pedagoga que ensina diferentes aspectos da sexualidade devido à sua própria experiência sexual. As milfs ressignificam o corpo e prazer da mulher “mais velha”, destacando que o fator geracional é um ponto positivo devido à experiência e segurança que dispõem na hora de se relacionar afetiva e sexualmente. Por outro lado, as milfs reiteram os padrões corporais estéticos e práticas sexuais heteronormativas conformadas pela indústria pornográfica tradicional, centralizando-se no prazer e desejos do homem, bem como no pênis e na penetração. No entanto, há vídeos que se centralizam também no prazer feminino, destacando o quanto diferentes partes do corpo da mulher devem ser exploradas na busca do prazer. Em geral, há a negociação de diferentes sentidos sobre corpo, sexualidade, gênero, maternidade e geração. A milf como uma pedagoga da sexualidade é marcada pela sua suposta experiência sexual como um diferencial para ensinar homens “mais novos”, posicionados como indivíduos inexperientes, tímidos e infantilizados em relação ao corpo, prazer e sexualidade.

Palavras-chave


corpo; gênero; sexualidade; pornografia

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Nuno Cesar. O olhar pornô: A representação do obsceno no cinema e no vídeo. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

ATTIMONELLI, Claudia. SUSCA, Vicenzo. Pornocultura: viagem ao fundo da carne. Porto Alegre: Sulina, 2017. 181 p.

ATTWOOD, F. Sexed up: Theorizing the sexualization of culture. Sexualities, 2006. p. 77–95.

BALTAR, Mariana; BARRETO, N. M. C.. As pornificações de si em Diário da putaria. Crítica Cultural, v. 9, p. 265-275, 2014.

DEBERT, Guita Grin. A dissolução da vida adulta e a juventude como valor. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v.16, n. 34, p. 49-70, Dec. 2010.

DOORN, Niels Van. A. J. M. Digital Spaces, Material Traces: Investigating the Performance of Gender, Sexuality, and Embodiment on Internet Platforms that feature User-Generated Content. 2010.

FRIEDMAN, May. Unpacking MILF: Exploring motherhood, sexuality and feminism. Atlantis: Critical Studies in Gender, Culture and Social Justice 36(2): 49-60. 2015.

FURLANI, Jimena. Mulheres só fazem amor com homens? A Educação Sexual e os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. Pro-Posições (Unicamp), v. 19, p. 111-131, 2008.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, v. 22, n.2, jul./dez., 1997.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da Sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. P. 07-34.

MEYER, Dagmar E. E.. Educação, saúde e modos de inscrever uma forma de maternidade nos corpos femininos. Movimento, Porto Alegre, v. 9, n.3, p. 38-52, 2003.

MISKOLCI, Richard. San Francisco e a nova economia do desejo. Lua Nova (Impresso), São Paulo, n. 91, p. 269-295, 2014.

PARREIRAS, C. Altporn, corpos, categorias, espaços e redes: um estudo etnográfico sobre pornografia online. 2015. 267 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. 2015.

PORNHUB. PORNHUB’S 2016 Year in Review. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2019.

PORNHUB. PORNHUB’S 2017 Year in Review. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2019

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília. Anais, 2006.

SARMET, Erica R. “Sin porno no hay posporno”: corpo, excesso e ambivalência na América Latina. 2015. 133 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Instituto de Arte e Comunicação Social - Universidade Federal de Fluminense, Rio de Janeiro. 2015.

SIBILIA, Paula. O show do eu – a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

VANNIER, S. A., CURRIE, A. B., & O’SULLIVAN, L. F. School girls and soccer moms: A content analysis of free “teen” and “MILF” online pornography. Journal of Sex Research, 52, 253-264. 2014.

WORTMANN, Maria Lúcia C.. Análises culturais - um modo de lidar com histórias que interessam à educação. In: COSTA, Marisa, Vorraber. (Org.). Caminhos Investigativos II. Outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 1 ed. Rio de Janeiro (RJ): DP&A, 2002, v., p. 73-92.




DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n2p83-98


Indexada em: