O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p51-65

Autores

Palavras-chave:

Funções Executivas. Jogos Digitais. Matemática.

Publicado

2020-07-15

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Artigos

Resumo

As funções executivas tem papel fundamental no processo de ensino aprendizagem pelo fato de estarem associadas ao desenvolvimento cognitivo, emocional, comportamental e social. Diante dos grandes déficits que as avaliações nacionais e internacionais vem apontando sobre o conhecimento matemático dos estudantes brasileiros, uma possível intervenção é a utilização de digital brain games para estimular as funções executivas. Neste intuito, este artigo tem o objetivo de investigar como os digital brain games podem contribuir para o aprendizado da matemática e para cumprir este objetivo, esta pesquisa apresenta um cunho qualitativo de caráter exploratório e contou com um estudo de caso com a participação de 16 alunos universitários. Os resultados demonstram que os digital brain games permitem com que os jogadores reforcem e aprimorem seus conhecimentos em um ambiente lúdico, motivador e desafiador, algo que pode contribuir para a aprendizagem matemática.

Biografia do Autor

William de Souza Santos, Instituto Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas Cognitivos - Senai/Cimatec. Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais. Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática. Possui Graduação em Licenciatura em Matemática. Criador do site do Reforço Virtual de Matemática. www.reforcovirtualdematematica.com.br. Consultor Pedagógico na Área de Matemática na criação de jogos digitais. Professor da Graduação do Centro Universitário Senai Cimatec.

Lynn Rosalina Gama Alves, Universidade Federal da Bahia

Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pós-doutorado na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália.

Como Citar

Santos, W. de S., & Alves, L. R. G. (2020). O PENSAMENTO ARITMÉTICO, SUAS RELAÇÕES COM AS FUNÇÕES EXECUTIVAS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS. Interfaces Científicas - Educação, 9(2), 51–65. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p51-65

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