PLANEJAMENTO DE FUTURAS PEDAGOGAS SOBRE O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA O ENSINO DE ADIÇÃO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p81-94

Autores

  • Edvonete Souza de Alencar Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD http://orcid.org/0000-0002-5813-8702
  • Tiago Dziekaniak Figueiredo Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Palavras-chave:

Formação inicial de professores. Tecnologias na Educação, Ensino de Matemática

Publicado

2020-07-15

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Nos últimos anos evidenciou-se alguns desafios para a articulação da Tecnologias digitais de informação e Comunicação – TDIC com o currículo e a formação de professores. Por este motivo, buscamos analisar uma atividade desenvolvida na disciplina de “Currículo e Ensino de Matemática” com as graduandas do curso de Pedagogia. A atividade com as futuras pedagogas foi realizada em uma universidade federal brasileira, e nosso objetivo foi criar planejamentos com temáticas que perpassam o ensino de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente neste artigo abordamos sobre o uso de jogos eletrônicos para o ensino de Matemática. Para a sua realização dividimos em grupos as alunas contendo no máximo 5 componentes cada equipe. A atividade de cada grupo com temáticas diferentes era investigar sobre o tema e criar um plano de aula que permitisse desenvolver algum assunto curricular matemático. Assim neste artigo analisamos somente um dos grupos e as suas atividades elaboradas. Nosso referencial teórico abordou investigações sobre as tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem, assim como teóricos que tratam sobre a formação de professores. De modo geral nossas analises nos mostraram a necessidade de se desenvolver atividades com o uso de tecnologias digitais nas licenciaturas, pois estas auxiliam no desenvolvimento de propostas interdisciplinares.

Biografia do Autor

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP Professora Adjunta da UFGD

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutorando em Educação UFPel e Professor Assistente na UFGD

Como Citar

Alencar, E. S. de, & Figueiredo, T. D. (2020). PLANEJAMENTO DE FUTURAS PEDAGOGAS SOBRE O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA O ENSINO DE ADIÇÃO. Interfaces Científicas - Educação, 9(2), 81–94. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n2p81-94

Referências

ARIÊ 1. Site: http://www.brincandocomarie.com.br/arie-1/ Visualizado 28 de agosto de 2018.

ARIÊ 2 Site: http://www.brincandocomarie.com.br/arie-2/ Visualizado 28 de agosto de 2018.

BETTEGA, M. H. S. A educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004. (Questões da nossa época; v. 116)

BUENO, Simone, ALENCAR , Edvonete Souza de e OVIEDO , Sofia. Reflexões e desafios da resolução de problemas nas aulas de Matemática: um ensaio teórico. Revista Educação Matemática Debate, 2017 , p.9-27.

DESAFIO DA MATEMÁTICA. Site: http://www.querojogar.com.br/jogosonline/desafio-matematica.html

Visualizado: 28 de agosto de 2018.

FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak; RODRIGUES, Sheyla Costa. As tecnologias digitais e os professores de matemática. Pátio ensino médio, profissional e tecnológico, v. 1, p. 15, 2017.

FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak; RODRIGUES, Sheyla Costa . As tecnologias digitais no fazer docente dos professores de matemática. Anais em eventos. 2015.

GIL, Gilberto. Na internet. Ano de composição da música 1998. Site: https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/68924/ visualizado : 28 de agosto de 2018.

KAMII, Constance; DECLARK, Geórgia. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Papirus, 1992

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3 ed. Tradução de Carlos Irineu da Costa São Paulo: Editora 34, 2010.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? 2 ed. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2011.

MATHMANIA . Site: http://www.kidsfront.com/math/1.countandadd.html Visualizado : 28 de agosto de 2018.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

OROFINO M. I. Mídias e educação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez, 2005.

PAIS, L. C. ; BITTAR, Marilena ; FREITAS, José Luiz Magalhães de . Desafios da Formação Docente Inicial e as Praticas de Estudos na Educação Matemática Escolar. Margens (UFPA) , v. 6, p. 11-32, 2013.

SANCHO, J. M.; HERNÁNDEZ, F. (Org.). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 224p.

VIGOSTKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1984