O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO

Gilmar Bezerra de Lima, Pedro de Lima Araújo, Evandro Bezerra, Marilene Rosa dos Santos

Resumo


Este artigo trata a respeito do estudo do conceito das funções, destacando o uso de softwares como uma boa ferramenta para a introdução desse assunto, pois observamos que o ensino tradicional tem deixado um pouco a desejar. Ele traz também um pequeno esboço da história das funções, mostrando personagens importantes nesse conteúdo. Frisamos, também, a importância desse conteúdo para a humanidade em diversas áreas e os problemas relacionados com a aprendizagem do conceito das funções. Assim, elaboramos
uma pesquisa como forma de obtermos mais uma ferramenta para melhorar o ensino do conceito das funções, com uma turma da 8ª série da Escola Severino Cordeiro de Arruda, onde a turma foi dividida em dois grupos, aplicamos um pré-teste, para
analisarmos os conhecimentos prévios dos alunos em álgebra com todos os alunos e realizamos aulas tradicionais com um grupo e com o uso de softwares com outro sobre o conceito de função, onde foram destacadas as variáveis dependentes e as independentes, o domínio de uma função e a definição de uma função. Após as aulas aplicamos um pós-teste para enfim compararmos os resultados e observarmos as diferenças dos rendimentos dos alunos nessas aulas.

Palavras-chave


Conceito de Função. Software Régua e Compasso. Variáveis. Domínio de uma Função.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p119-134


Indexada em: