MedioTec: Concepção de Educação Profissional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Raquel De Oliveira Mendes, Elza Ferreira Santos, Reinaldo Vasconcelos Nascimento, Marize da Silva Martins Mota, Fabiana de Oliveira Lobão

Resumo


Neste artigo, discute-se a concepção de educação profissional no contexto do MedioTec, que representa uma ação do Ministério da Educação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A proposta é refletir sobre o sistema econômico vigente e a crescente demanda por mão-de-obra especializada, além de analisar o processo de implementação do MedioTec no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Esta ação foi efetivada com o objetivo de fortalecer as políticas de educação profissional, promover a ampliação da oferta de vagas em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação articulando-a ao setor produtivo. A Educação Profissional brasileira, permeada por entendimentos divergentes acerca do trabalho, tem coexistido com as mais variadas concepções educacionais. Neste cenário, o MedioTec surge como mais uma proposta de formação voltada para o atendimento imediato das necessidades do mercado de trabalho, caracterizada por sua formação unidirecional, fragmentada e aligeirada, explicitada pelas perspectivas de formação técnica para o mundo do trabalho e renda.

Palavras-chave


Educação Profissional. Mundo do trabalho e renda. Empregabilidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p9-22


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