FEMINISMO E MACHISMO NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p51-58

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Palavras-chave:

Feminismo. Machismo. Educação. Escola.

Publicado

2019-11-10

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Artigos

Resumo

A escola assume papel relevante na formação do indivíduo, inclusive no que remete à formação dos valores acerca do lugar cultural ocupado na sociedade, pois é nesse espaço que crianças e jovens passam boa parte de suas vidas. Objetiva-se compreender os conhecimentos de professores da educação básica sobre feminismo e machismo, assim como as práticas educativas que desenvolvem para trabalhar questões de gênero. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, com seis professores da educação básica. Amparado metodologicamente na história oral temática, os dados foram coletados por intermédio de entrevista híbridas - gravadas, transcritas, textualizadas e validadas. Constatou-se o parco conhecimento dos professores acerca dos construtos machismo e feminismo, bem como a falta de formações continuadas que ensejem debates sobre a temática; prevalência de uma cultura de educação escolar que enseja ênfase no aprendizado de conteúdos previamente elaborados e reprodução de valores socialmente elaborados sem a devida criticidade e problematização. Evidenciam-se práticas educativas cotidianas das professoras frente às situações de conflito e discriminação no que concerne a questão de gênero, que podem contribuir para a disseminação de atitudes machistas e preconceituosas. Tais aspectos repercutem em uma pedagogia tradicional e conservadora que se mostra incapaz de mediar o desenvolvimento da práxis pedagógica crítica, que aborda o respeito à diversidade em relação às sexualidades.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora Doutora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2012), Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas. Editora chefa da coleção Práticas Educativas (EdUECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora chefa da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/PEDAGOGIA/UECE).

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE)

Como Citar

Fialho, L. M. F., & Sousa, F. G. A. de. (2019). FEMINISMO E MACHISMO NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Interfaces Científicas - Educação, 8(1), 51–58. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p51-58

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