A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PERFIL E PAPEIS PROFISSIONAIS DE PEDAGOGOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE SERGIPE

Claudia de Medeiros Lima, Ana Maria Freitas Teixeira

Resumo


Este artigo discute a trajetória de pedagogos que atuam na educação profissional de Sergipe. As discussões apresentadas baseiam-se em pesquisa realizada para dissertação de mestrado em Educação defendida na Universidade Federal de Sergipe e se propõe a analisar a influência das transformações administrativo-pedagógicas no perfil e papel profissional dos pedagogos não diretamente docentes em exercício na única instituição federal de educação profissional técnica e tecnológica do estado de Sergipe. A pesquisa histórica utilizou-se de levantamento documental e bibliográfico para obtenção e análise dos dados. Os resultados apontam para minimização dos papeis dos pedagogos e redução dos espaços profissionais da pedagogia.

Palavras-chave


Pedagogos; Educação profissional; pedagogia

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DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p59-74


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