O ENSINO DE CIÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS TIC EM UNIVERSIDADES DO SUL DO BRASIL

Leticia Azambuja Lopes, Paulo Tadeu Campos Lopes

Resumo


Estamos vivenciando uma era digital, coexistindo na sociedade da informação, onde as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no nosso dia a dia, fazendo-nos repensar o formato escolar e a atuação dos sujeitos educacionais. Com o objetivo de discutir sobre as propostas curriculares dos cursos de licenciaturas, a fim de verificar a abordagem referente às TIC no Ensino de Ciências, foram observados os currículos das licenciaturas para o Ensino de Ciências nas universidades de Porto Alegre e Região Metropolitana. Como resultado, identificamos uma carência na formação docente inicial e percebemos esta como uma das principais barreiras a serem superadas a fim de alcançar a inclusão digital visando o empoderamento docente.

Palavras-chave


Ensino de Ciência;. Currículos; Licenciaturas; TIC

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DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p169–178


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