FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p107-124

Autores

  • Silvar Ferreira Ribeiro Pós-Doutorando na “The Open University - UK (2016-17). Doutor em Difusão do Conhecimento – DMMDC/UFBA. Pesquisador do Comitê Científico da Rede Internacional CoLearn. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Líder do grupo de pesquisa Gestão, Educação & Tecnologias para a Inclusão Social GE&Tis – UNEB e membro do grupo de pesquisa Gestão, Educação e Direitos Humanos - GEDH – UNEB.
  • Sonia Maria da Conceicao Pinto Pós-Doutoranda na The Open University - UK (2016/17). Doutora em Difusão do Conhecimento – DMMDC/UFBI. Pesquisadora do Comitê Científico da Rede Internacional CoLearn. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Vice-líder do grupo de pesquisa Gestão, Educação & Tecnologias para a Inclusão Social – GE&Tis - UNEB e membro do grupo de pesquisa Gestão, Educação e Direitos Humanos – GEDH.
  • Alexandra Lilavati Pereira Okada Pós-Doutora pela The Open University United Kingdom OU-UK, é pesquisadora em Avaliação (e-assessment) no centro de Pesquisa de Inovação no Ensino e Aprendizagem da OU-UK e professora visitante da Universidade Aberta Portugal e Brasil. É a coordenadora da rede internacional ENGAGE (engagingscience.eu) na área de Pesquisa e Inovação Responsáveis e também líder da rede internacional CoLearn.

Palavras-chave:

Formação Continuada do Professor. Dilemas sócio científicos. Pesquisa e inovação Responsáveis. Projeto ENGAGE. Princípios de Ubiquidade.

Publicado

2017-10-14

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Dossiê

Resumo

Este artigo analisa um processo de formação profissional continuada do professor, que se dá no espaço de atuação profissional e que visa mudanças significativas nas práticas docentes, promovendo reflexões contextualizadas de caráter científico, buscando formas de potencializar a educação. Foi realizado com base em um case real na cidade de Irecê - Bahia - Brasil, valendo-se da metodologia aplicada no Projeto Europeu ENGAGE Europeu, através do uso de dilemas sócio científicos e da abordagem de pesquisa e inovação responsáveis, buscando responder à questão: quais as possibilidades e limites das práticas pedagógicas de formação continuada do professor, numa perspectiva interativo-reflexiva, utilizando-se as tecnologias digitais em rede, dispositivos móveis, elementos da ubiquidade, articulados com atividades presenciais em ambiente real de sala de aula? As analises e discussões de resultados mostraram alto índice de engajamento dos professores ao projeto em todas as suas etapas, interações em horários e localização geográfica dispersas e ubíquas, apontando um grau elevado de aceitação, além de dificuldades de execução em articulação com as atividades regulares da escola. Concluiu-se o estudo com indicações de que este processo de formação apresentou um grande potencial para a implementação de mudanças efetivas no processo de formação continuada de professores com reflexos positivos na sua sala de aula, indicando ainda, aspectos a serem corrigidos para a continuidade desta ação na própria escola ou em outras que possam ser integradas ao projeto.

Como Citar

Ribeiro, S. F., Pinto, S. M. da C., & Okada, A. L. P. (2017). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE. Interfaces Científicas - Educação, 6(1), 107–124. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p107-124