FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO DE DILEMAS SÓCIO CIENTÍFICOS COM ELEMENTOS DE UBIQUIDADE

Silvar Ferreira Ribeiro, Sonia Maria da Conceicao Pinto, Alexandra Lilavati Pereira Okada

Resumo


Este artigo analisa um processo de formação profissional
continuada do professor, que se dá no espaço de
atuação profissional e que visa mudanças significativas
nas práticas docentes, promovendo reflexões contextualizadas de caráter científico, buscando formas de potencializar a educação. Foi realizado com base em um
case real na cidade de Irecê - Bahia - Brasil, valendo-se
da metodologia aplicada no Projeto Europeu ENGAGE
Europeu, através do uso de dilemas sócio científicos
e da abordagem de pesquisa e inovação responsáveis,
buscando responder à questão: quais as possibilidades
e limites das práticas pedagógicas de formação continuada
do professor, numa perspectiva interativo-reflexiva,
utilizando-se as tecnologias digitais em rede, dispositivos
móveis, elementos da ubiquidade, articulados
com atividades presenciais em ambiente real de sala de
aula? As analises e discussões de resultados mostraram
alto índice de engajamento dos professores ao projeto em todas as suas etapas, interações em horários e
localização geográfica dispersas e ubíquas, apontando
um grau elevado de aceitação, além de dificuldades de
execução em articulação com as atividades regulares
da escola. Concluiu-se o estudo com indicações de que
este processo de formação apresentou um grande potencial
para a implementação de mudanças efetivas no
processo de formação continuada de professores com
reflexos positivos na sua sala de aula, indicando ainda,
aspectos a serem corrigidos para a continuidade desta ação
na própria escola ou em outras que possam ser integradas ao projeto.

Palavras-chave


Formação Continuada do Professor. Dilemas sócio científicos. Pesquisa e inovação Responsáveis. Projeto ENGAGE. Princípios de Ubiquidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2017v6n1p107-124


Indexada em: