DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES E DAS PESSOAS LGBT: A RELAÇÃO AGRIDOCE ENTRE GÊNERO E EDUCAÇÃO EM MEIO A DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p157–168

Autores

  • Matheus Estevão Ferreira da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília http://orcid.org/0000-0002-2059-6361
  • Talita Santana Maciel Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília
  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

Palavras-chave:

Educação. Direitos Humanos. Gênero. Sexualidades. Políticas Públicas.

Publicado

2019-02-28

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Edição

Seção

Artigos

Resumo

O presente artigo, resultado de uma pesquisa colaborativa entre membros do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação (NUDISE) em nível de graduação e pós-graduação stricto sensu, tem como objetivo compreender a objeção, instaurada recentemente nos debates educacionais, em torno da presença das discussões de natureza de gênero e das sexualidades na educação. Para tal, a partir de revisão bibliográfica e análise documental, traz-se brevemente a construção da categoria social de gênero, do ponto de vista historiográfico e genealógico, junto aos Movimentos Feminista e LGBT, sendo adotada e constantemente ressignificada/desenvolvida para explicar e denunciar a situação subalterna e abjeta que tais sujeitos e grupos sociais permaneceram ao longo da história humana e, assim, crucial para o advento global recente de reconhecimento da cidadania e dos direitos das mulheres e da diversidade sexual e de gênero como os mais novos direitos humanos. Ressalta-se as mobilizações e articulações nas políticas públicas nacionais com o compromisso jurídico e social aos documentos e tratados internacionais de direitos humanos, com ênfase no quadro das políticas educacionais, para a inserção de discussões sobre as temáticas de gênero e sexualidades na educação brasileira e a refutação do movimento testemunhado nos últimos anos, organizado principalmente por setores religiosos, à tais medidas de promoção, reparação e cumprimento de direitos humanos violados historicamente.

Biografia do Autor

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

Bolsista FAPESP de Iniciação Científica e graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília e 1.º Secretário do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC), gestão 2016-2018. Foi bolsista do Núcleo de Ensino no Laboratório de Educação e Saúde (EDACI), bolsista PROEX - Pró-Reitoria de Extensão Universitária no NUDHUC e bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). É membro dos grupos de estudos e pesquisas NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação e GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento. Foi aluno visitante voluntário da San Diego State University (SDSU), Califónia, EUA, realizando pesquisa eletiva nos seguintes temas: Gênero, Teoria Queer e Sexualidades. Foi, também, estudante emérito da Embassy English San Diego, Califórnia, EUA, pelo programa do Centro Paula Souza.

Talita Santana Maciel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

Cursa mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Marília. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da UNESP (2015). Participou do Projeto de Extensão Universitária "Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: democracia, direitos humanos e gênero na escola" durante o período de 2011 a 2014. Foi docente da Educação Infantil em duas escolas dos municípios de Marília e Garça - SP (2014-2015). Participa do Grupo de Estudos "Direitos Humanos, Gênero e Cidadania", vinculado ao Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília/SP (NUDHUC), do Grupo de Pesquisa NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e também do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia (Org&Demo), da mesma Universidade. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em direitos humanos, gênero, formação de professores, Educação Infantil e políticas educacionais. Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho-Braga-Portugal (2007). Investigadora visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2007). Atualmente é professora assistente doutora efetiva da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão democrática, direitos humanos, gênero, cidadania e educação. Em 2012, realizou pós-doutorado em educação junto à Universidade de Valência-Espanha. Em 2013, participou do Programa de Mobilidade Docente, da Associação de Universidades Grupo Montevideo, realizando estágio de investigação junto ao Programa de Educação para a Paz, Não Violência e os Direitos Humanos, na Universidade Nacional de Rosário. Em 2015, realizou estágio de investigação junto ao Centro de Estudos sobre a Mulher, na Universidade Nacional do México. Em 2016, realizou estágio de investigação na Universidade de Valência, Espanha.

Como Citar

Silva, M. E. F. da, Maciel, T. S., & Brabo, T. S. A. M. (2019). DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES E DAS PESSOAS LGBT: A RELAÇÃO AGRIDOCE ENTRE GÊNERO E EDUCAÇÃO EM MEIO A DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Interfaces Científicas - Educação, 7(2), 157–168. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n2p157–168

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