APRENDIZAGEM UBÍQUA: O ESPAÇO ONLINE COMO LOCUS DE REALIZAÇÃO EDUCACIONAL

Bruno Galasso

Resumo


O presente artigo — cujo escopo trata de um recorte de tese de doutorado — tem como objeto de estudo a aprendizagem ubíqua, apresentando os principais elementos concernentes à terminologia, com intuito de problematizar seus intrínsecos conceitos de virtualização, interação, colaboração e mediação pedagógica. Busca-se compreender como essa modalidade pode amparar processos educativos de maneira adequada e significativa. A pesquisa é caracterizada como exploratória analítico-descritiva, com característica de estudo transversal, do tipo pesquisa de campo, apresentando duas análises, uma qualitativa, outra quantitativa dos dados obtidos, que permitiram uma terceira proposta: a correlação entre as questões aplicadas. O estudo aponta algumas premissas fundamentais para o êxito dessa prática, dentre as principais, os recursos dos ambientes virtuais, a interação e colaboração entre os pares, bem como as inevitáveis mudanças no papel desempenhado pelo professor-mediador nesse lócus de realização, sabendo que esses elementos constituem o alicerce da aprendizagem ubíqua, pois é por meio deles que a educação se articula no espaço online. Por fim, constatamos que a aprendizagem ubíqua é capaz de deslocar o aluno para o centro do processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que ele se sinta presente socialmente e parte de um todo, colaborando com a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem.

Palavras-chave


Educação; Educação a Distância; Aprendizagem virtual; Aprendizagem online; Aprendizagem Aberta

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DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p85-96


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