DISPOSITIVOS MÓVEIS DIGITAIS E DESAFIOS DA PESQUISA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESCRITA E LEITURA ON-LINES

Robério Pereira Barreto

Resumo


este trabalho teoriza sobre as atuais ocorrências e os desafios que o cotidiano escolar vem experimentado com uso dos dispositivos móveis em sala de aula pelos alunos. O objetivo é mostrar algumas possibilidades com as quais os professores podem articular e construir juntos com estudantes, metodologias inovadoras para atuar em tal realidade. No que diz respeito à metodologia que orienta esta proposta é da Teoria fundamentada – The grounded – em virtude de permitir a observação empírica dos sujeitos participantes da comunidade escolar e da interação social e virtual entre todos via as redes sociais presentes nos celulares de professores e alunos.

Palavras-chave


Dispositivos digitais móveis. Cotidiano escolar. Aprendizagens móveis

Texto completo:

PDF

Referências


COLL, César; CARLES, Monereo. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LÈVY, Pierre. O futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: 2010.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Cabeças digitais: o cotidiano na era da informação. São Paulo: Loyola, 2006.

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

XAVIER, Antonio Carlos. Hipertexto e cibercultura: links com literatura, publicidade, plágio e redes sociais. São Paulo: Respel, 2011.

YOUNG, K. Dependência da Internet. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 212.




DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p97-106


Indexada em: