APROPRIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: PRÁTICA DA EDUCOMUNICAÇÃO

Valéria Aparecida Bari, Shirley dos Santos Ferreira

Resumo


Discute como a prática educomunicativa favorece a
mediação da leitura literária, por meio da utilização da
linguagem das histórias em quadrinhos, como recurso
de adaptação e clarificação de conteúdos complexos.
Para verificação dessa premissa, foi elaborada atividade
de Roda de Leitura com a adaptação em quadrinhos do
poema épico de Gonçalves Dias, I-Juca Pirama. A partir
da adaptação para a linguagem dos quadrinhos, de autoria
de Silvino, mais elementos foram acrescentados à
narrativa, uma vez que os efeitos poéticos e a linguagem
rebuscada se hibridizam com imagens que aprofundam
a ação e a afetividade. Por meio de uma vivência desenvolvida
em celebração ao Dia do Índio, no Museu Histórico
de Sergipe (MHSE), foram elaboradas análises sobre a
apropriação de diferentes segmentos da população, com
identidades sociais assumidas como indígenas e descendentes
e população mestiça branco/parda aculturada.

Palavras-chave


Educomunicação. Adaptação Literária. Histórias em Quadrinhos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2017v5n2p29-40


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