BULYING NAS ESCOLAS: DISCRIMINAÇÃO CONTRA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p75-90

Autores

  • Fabio Campos
  • Eulália Campos

Publicado

2019-11-10

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Artigos

Resumo

Muito se tem discutido a respeito da agressividade observada no cotidiano escolar, o chamado Bullying tem despertando a atenção tanto de autoridades como da sociedade em geral. Os atos associados à prática do Bullying incluem em seu repertório agressões físicas, verbais, manipulação social, entre outros; causando sérios danos tanto às vítimas como aos agressores. Esse cenário se torna mais tenebroso quando indivíduos portadores de necessidades especiais ocupam o papel de vítimas de tais atos. No presente trabalho buscou-se delinear o perfil dos envolvidos nas práticas de Bullying, com especial atenção a esse grupo minoritário e ainda carecendo de maior respaldo legal e social em sua defesa. Pode-se perceber, ao longo do estudo, que, de fato, alunos com necessidades especiais acabam tornando-se alvos corriqueiros de atos de Bullying, sofrendo tanto com o preconceito ainda renitente, como com as agressões advindas desses atos; e que tanto a escola como os professores ainda estão despreparados para lidar com tal problemática, tornando as políticas públicas de inclusão falhas e carentes de melhores mecanismos de proteção e real inserção a esse grupo.

Como Citar

Campos, F., & Campos, E. (2019). BULYING NAS ESCOLAS: DISCRIMINAÇÃO CONTRA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. Interfaces Científicas - Educação, 8(1), 75–90. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2019v8n1p75-90