JORNALISMO COLABORATIVO E CIBERCULTURA: FOTOGRAFIA COMO FONTE DE PERTENCIMENTO EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR

Verusa Pinho de Sá

Resumo


Na contemporaneidade, as tecnologias da informação e comunicação (TICs), potencializadas pela internet, contribuem para a troca de saberes, ao criar teias de colaboração e relacionamento. Nesse contexto, os canais oficiais das instituições de ensino na rede, especialmente, o Facebook, tornam-se fonte de identidade individual e coletiva, sobretudo se levarmos em consideração o poder das fotografias como elementos de integração dos sujeitos. Ao trazer teorias no diálogo com as práticas cotidianas do Núcleo de Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Seabra, com foco no gerenciamento da rede social supracitada, este artigo se propõe a contribuir com o debate acerca da relação entre Jornalismo Colaborativo e Cibercultura, focando nos registros fotográficos como meios para o sentimento de pertença e o fortalecimento de identidades sociais.

Palavras-chave


Jornalismo Colaborativo; Cibercultura; Fotografia; Pertencimento; Comunidade Escolar

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRIJIC, Nathalia Santos. Presente Compartilhado: a fotografia nas redes sociais como forma de comunicação e socialização atendendo a necessidades. Revista Anagrama/ Revista Científica Interdisciplinar da Graduação, Ano 6 - Edição 4, Junho - Agosto de 2013.

BASTOS, Helder. A diluição do jornalismo no ciberjornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, vol. 9, nº 2, julho a dezembro de 2012, págs. 284-298.

BOURDIEU, Pierre. O Poder simbólico. 5ª ed. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

GOERGEN, Pedro (org). Educação e Diálogo. Maringá: Eduem, 2010.

GOMES, Antenor Rita. El uso del cine em prácticas de producción de conocimiento. Revista Educ@rnos, México, ano 3, nº 9, págs. 33-46, abr-jun 2013.

GOMES, A. R. ; SILVA, N. O. ; GOMES, A. R. . Imagem e Conhecimento: Sentidos Moventes, Emergências e Aprendizagem. Revista de Estudos Universitários, v. 39, pág. 451, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

HERNÁNDEZ, Fernando. De la alfabetización visual al alfabetismo de la cultura visual. In: Narrativas de Ensino e Pesquisa na Educação da Cultura Visual. Raimundo Martins e Irene Tourinho (Orgs.), 2009.

HOLANDA, André; QUADROS, Claudia; SILVA, Jan Alyne Barbosa e PALACIOS, Marcos. Metodologias de Pesquisa em Jornalismo Participativo no Brasil, 2008. Disponível em . Acesso em: 24 out. 2016.

MIELNICZUH, Luciana. Considerações sobre interatividade no contexto das novas mídias. In: LEMOS, André e PALACIOS, Marcos (Org.). As janelas do ciberespaço. Porto Alegre: Sulina, 2001. (págs. 172-185)

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet, Difusão de Informação e Jornalismo:

Elementos para discussão. In: SOSTER, Demétrio de Azeredo; FIRMINO, Fernando.. (Org.). Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2009.

RIBEIRO, José Carlos S. Um breve olhar sobre a sociabilidade no ciberespaço. In: LEMOS, André e PALACIOS, Marcos (Org.). As janelas do ciberespaço. Porto Alegre: Sulina, 2001. (págs. 138-150)

RIBEIRO, Josiane da Cruz Lima. Uso do celular na escola: suas representações e conexões com o ensino e com a aprendizagem. 2016. págs. 7-16; 50-69; 179-186. Dissertação (conclusão do curso de pós-graduação strictu sensu/Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia – MPED/Uneb, Departamento de Ciências Humanas - Campus IV, Jacobina/BA).

ROCHA, Jorge e BRAMBILLA, Ana Maria. Comunicação relacional e as mediações possíveis no Jornalismo Colaborativo, 2009. Disponível em < http://www.rede.bz/wp-content/files/biblioteca/ComunicacaorelacionaleasmediacoespossiveisnoJornalismoColaborativo.pdf>. Acesso em 24 out. 2016

SILVA, Lídia Oliveira. A Internet: A Geração de um Novo Espaço Antropológico. In: LEMOS, André e PALACIOS, Marcos (Org.). As janelas do ciberespaço. Porto Alegre: Sulina, 2001. (págs. 151-171)

SILVA JÚNIOR, José Afonso da. Do hipertexto ao algo mais: usos e abusos do conceito de hipermídia pelo jornalismo on-line. In: LEMOS, André e PALACIOS, Marcos (Org.). As janelas do ciberespaço. Porto Alegre: Sulina, 2001. (págs. 126-136)

SILVA, Juremir Machado da. Interfaces: Michael Maffesoli, teórico da comunicação. Disponível em . Acesso em: 10 out. 2004

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 5ª ed. Trad. Wagner de Oliveira Brandão. Petropólis/RJ: Vozes, 2002.

ZAGO, Gabriela e RECUERO, Raquel. Jornalismo em microblogs: um estudo das apropriações jornalísticas do Twitter. In: Jornalismo_contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas, págs. 243-266. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n3p53-62


Indexada em: