O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p274-290

Autores

  • Ana Paula Rebelo Aquino Rodrigues Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL
  • Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos Universidade Federal de Alagoas
  • Renato Santos Rodarte Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Tutorial, Metodologias, Aprendizagem.

Publicado

2020-06-04

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Artigos

Resumo

Este estudo propôs demonstrar o tutorial (mentoring) como metodologia de aprendizagem para a formação em Enfermagem. Realizou-se um Estudo de Caso com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do segundo e quinto ano de um curso em enfermagem. A construção dos dados se deu por meio de um questionário estruturado e descrição de uma situação-problema. Os dados quantitativos foram analisados pelo teste não paramétrico de Kruskal Wallis e os dados construídos por meio da resposta à  situação problema foram submetidos a  análise de conteúdo. Os resultados mostraram a contribuição positiva do tutorial na formação do enfermeiro possibilitando o desenvolvimento de um pensamento crítico e mais autonomia ao tratar da realidade.  

Biografia do Autor

Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Saúde da criança e do adolescente
Professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas
Doutora em Saúde da criança e do adolescente
Professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas

Renato Santos Rodarte, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ciências Morfológicas

Professor adjunto IV da Universidade Federal de Alagoas

Como Citar

Rodrigues, A. P. R. A., Vasconcelos, M. V. L. de, & Rodarte, R. S. (2020). O TUTORIAL (MENTORING) NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 274–290. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p274-290

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