A construção da identidade docente na educação a distância a partir do uso de tecnologias para a criação de vídeos

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2012v1n1p33-41

Autores

  • Angelica de Fatima Piovesan UNIT
  • Fabricia Teixeira Borges UNIT

Palavras-chave:

Educaçao, educação a distância, tecnologias

Publicado

2012-09-29

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A combinação, educação e tecnologia nos possibilita investigar sobre a identidade docente. A educação a distância, mais especificamente, nos faz refletir sobre as possibilidades de usar a arte e a estética na construção dialógica docente-aluno. Para a produção deste artigo, utilizamos uma parte dos resultados obtidos na realização de um estudo de caso com um professor da educação presencial e a distância, no qual enfocamos, em um dos aspectos encontrados nas entrevistas, o que se refere à produção de vídeos, videopoemas e podcasts para a educação a distância e que contribuem para a construção da identidade do professor. Convidamos para participar desta pesquisa, um docente que atua na educação a distância, utilizando as tecnologias para a produção desses materiais de aula. Acreditamos que este professor tem como uma das suas características identitárias, a criação de personagens para atuar nos vídeos, podcasts, videopoemas ou mesmo nas vídeo-aulas,  e que a sua atuação diante das telas é semelhante à de um ator nos cinemas ou no teatro. Mudando a forma de trabalhar do professor e possibilitando refletir sobre sua atuação como uma nova perspectiva de ser professor, é possível criar outra forma de pensar esse professor como personagem da EAD. Entendemos que o personagem pode ser criado em diferentes situações da vida cotidiana e pode ser visto como uma das identidades assumidas em determinados momentos e circunstâncias por cada pessoa.

Biografia do Autor

Angelica de Fatima Piovesan, UNIT

Núcleo de Pós-Graduação em Educação

Fabricia Teixeira Borges, UNIT

Núcleo de Pós-Graduação em Educação

Como Citar

Piovesan, A. de F., & Borges, F. T. (2012). A construção da identidade docente na educação a distância a partir do uso de tecnologias para a criação de vídeos. Interfaces Científicas - Educação, 1(1), 33–41. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2012v1n1p33-41