O MAPEAMENTO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA EM DIFERENTES REDES.

João Batista Freitas

Resumo


Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, com diferentes escolas de três redes públicas, sendo: uma estadual e duas municipais. Durante a pesquisa procuramos perceber a relação da sala de informática com o Projeto Político Pedagógico da Escola, na visão de diferentes atores: Professores, gestores, pais e estudantes. Por meio de um questionário contendo dados pessoais a fim de mapear quem são os sujeitos da pesquisa, e uma entrevista semiestruturada no intuído de dar ouvido as pessoas que vivenciam o cotidiano da escola, e aferir seus sentimentos a respeito da sala de informática. 

Villardi e Oliveira (2005) enfatizam que “é necessário, de início criar atitudes positivas frente às tecnologias e às redes digitais, o que reflete uma modificação cultural que se estende até o âmago das relações com o saber”. O advento das novas tecnologias acabou provocando no professor uma reflexão mais ampla do uso da tecnologia na escola, uma vez que ela está cada dia mais presente em nosso meio, na vida dos estudantes e na sociedade.

Para Leite (2012) “vivenciar novas formas de ensinar e aprender, incorporando as tecnologias, requer cuidado com a formação inicial e continuada do professor”. Neste sentido que procuramos por meio da pesquisa perceber se esta formação se faz presente no PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola e de que forma está articulação consolida para que o professor não perca a dimensão pedagógica. Este estudo contribuiu para identificar a importância da presença da tecnologia na formação inicial e continuada do professor de forma a significar o uso da sala de informática dentro da escola.


Palavras-chave


Escola, Tecnologia, Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


Bibliografia

ALMEIDA, M. E. Proinfo: informática e formação de professores. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

BEHRENS, Marilda Aparecida in MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

BELLONI, M.L. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2005.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora,1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF. 174 p., 1998. Disponível em . Acesso em 11/10/2015.

DEMO, Pedro. Formação permanente e tecnologias educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa: Aportes metodológicos. Campinas, SP: Papirus, 2001.

FREITAS, João Batista de. Por uma escola mais democrática, gestão compartilhada: pontos e contrapontos, São Paulo: Scortecci,2009.

GIONOLLA, Miranda Raquel. Informática na Educação: representações sociais do cotidiano. 3ed. São Paulo, Cortez, 2006.

MASETTO, Marcos T. in MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MELO, J. A. M.; SOUZA, L. F. Geração Y nas organizações e os desafios para a gestão de pessoas. In: Revista Negócios em Projeção, Brasília, vol. 3, n. 2, p. 49-65, nov. 2012.

MERCADO, L. P. L. (Org.) Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: Edufal, 2002.

OLIVEIRA, Ramon de. Informática educativa: dos planos e discurso à sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1997.

POCHO, Claúdia Lopes; AGUIAR, Márcia de Medeiros; SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Tecnologia Educacional: descubra possibilidades na sala de aula, Petropolis, RJ: Vozes 2012.

SANTOS NETO, E.; FRANCO E. S. Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. In: Revista de Educação do COGEIME, São Paulo, Ano 19, n. 36, p. 9-25, jan./jun. 2010.

VILLARD, Raquel; OLIVEIRA, Eloiza Gomes de. Tecnologia na Educação: uma perspectiva sócio-interacionista. Rio de Janeio: Dunya, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2018v7n1p115–128


Indexada em: