A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO AMBIENTE SOCIAL NA FORMAÇÃO DO LEITOR.

André Luiz Alves

Resumo


O artigo denominado “A Biblioteca Escolar como Ambiente Social na Formação do Leitor” tem como ambiente social de observação a Biblioteca Escolar (BE), o tema a Formação do Leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da Biblioteca Escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer da pesquisa também são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores – além de explanar sobre os serviços que a BE pode oferecer a comunidade escolar. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de Bibliotecas Escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar.

 


Palavras-chave


Biblioteca Escolar. Formação do Leitor. Leitura Escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Vera Lúcia Furst Gonçalves. Pesquisa escolar. In: CAMPELLO, Bernadete Santos. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

ALVES, A. M. R. A formação de leitores dentro das escolas. In: XV Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO. Anais... Maceió: ABRAPSO, 2009. (ISSN: 1981-4321)

BARI, Valéria Aparecida. Organização de Bibliotecas Escolares: apostila disciplinar. 2º período letivo de 2013. São Cristóvão: Núcleo de Ciência da Informação, Universidade Federal de Sergipe, 2013.

BRASIL, Presidência da República. Plano Nacional do Livro e da Leitura – PNLL (Decreto no 7.559, de 1º de setembro de 2011). Brasília: Gabinete da Presidência da República, 2007. URL < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7559.htm> Acesso em 25 de novembro de 2012.

CABRAL, Ana Maria Rezende. Ação cultural: possibilidades de atuação do bibliotecário. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 39-45. Seminário promovido pela Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais e Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais, 1998, Belo Horizonte.

CÔRTE, Adelaide Ramos; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília: Briquet de lemos, 2011.

KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

MACEDO, Neusa Dias de (org). Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: SENAC, 2005.

SILVA, Vicente Rodrigues da. A hora do conto na biblioteca escolar: uma proposta de incentivo à leitura. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete; MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 175-177. Seminário promovido pela Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais e Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais, 1998, Belo Horizonte.

SILVA, Waldeck Carneiro da. Miséria da Biblioteca Escolar. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p81-94


Indexada em: