RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE VARGEÃO (SC)

Sonia Marta Alberici, Daiane Lando Peruzzo, Angelica ---- Siqueira

Resumo


O artigo tem por objetivo verificar quais são os fatores que permeiam as relações interpessoais entre professor e aluno em uma escola estadual localizada na cidade de Vargeão (SC). Obteve-se os dados por base de questionários distintos entre professores e alunos. Os resultados apontaram diferenças significativas nas respostas dos questionados e também similaridades, pelo que se comprovam como ocorrem, de fato, as relações interpessoais. O empenho de todos os envolvidos no processo das relações interpessoais foi um condicionante relatado que possibilita melhoria, além de qualidades essenciais dos sujeitos nas relações humanas – cite-se respeito e diálogo. Nesta busca pela verificação de como se estabelecem as relações escolares entre os sujeitos estudados, procura-se o que é benéfico e o que pode ser modificado, mas, em momento algum, a intenção é interferir, e sim propor uma reflexão em que quem decide são as próprias pessoas nos objetivos de ensino-aprendizagem entre professor e aluno.


Palavras-chave


Professor; Aluno; Relações interpessoais;Ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


MARCHESI, Álvaro. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SANTOS, William Douglas Resi. Como passar em provas e concursos: tudo o que você precisa saber e nunca teve a quem perguntar. 28. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Impetus, 2015.

SAVIANI, Dermeval. Interlocuções pedagógicas – conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2018v6n2p61–70


Indexada em: