A educação escolar no início da colonização do Norte do Paraná: a Escola Bratislava, de Cambé (1936-1948)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p35-46

Autores

  • Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
  • Isabel Francisco de Oliveira Barion

Publicado

2015-10-19

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Edição

Seção

Dossiê

Resumo

O tema deste texto é a educação escolar no início da colonização do Norte do Paraná. Para tal, é apresentada a história de uma escola rural na região de Cambé, a Escola Bratislava, que foi fundada no ano de 1936. A investigação está situada no campo da História e da Historiografia das Instituições Escolares. O objetivo do trabalho é reconstruir a história e a memória da Escola Bratislava, por meio do levantamento e da análise de fontes e informações, no intuito de contribuir não só com a preservação da memória da instituição, mas também com o estudo da história das instituições escolares da região, para isso, foram utilizadas fontes documentais e iconográficas, analisadas a partir do método que relaciona o singular com o geral, fazendo uma análise de contexto. A reconstituição da história da Escola Bratislava permite afirmar que a educação escolar oferecida pela instituição aconteceu em meio há um processo de resistência, por parte dos moradores, às políticas nacionalistas da Era Vargas (1930-1945). Os moradores da região viam na instituição a oportunidade de preservar a identidade étnica do grupo. Entretanto, as políticas de nacionalização se fizeram presentes na colônia, o que culminou com a municipalização da instituição no ano de 1944, a qual, ao ser assumida pelo poder público, tornou-se uma porta-voz dos ideais patrióticos e do projeto nacionalista do Governo Vargas (1930-1945). Assim, a maneira como a escola estava organizada fez dela uma instituição de referência, o que permitiu a sua permanência até o presente momento numa região em crescente expansão urbana.

Biografia do Autor

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),
professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa
de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá
(UEM), Maringá, PR – Brasil.

Isabel Francisco de Oliveira Barion

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em
2014. Professora colaboradora no Departamento de Educação da Universidade
Estadual de Londrina (UEL), Londrina

Como Citar

Toledo, C. de A. A. de, & Barion, I. F. de O. (2015). A educação escolar no início da colonização do Norte do Paraná: a Escola Bratislava, de Cambé (1936-1948). Interfaces Científicas - Educação, 4(1), 35–46. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v4n1p35-46