QUESTÕES CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PCN’S E O CONCEITO DE CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p9-19

Autores

  • Mayara Oliveira Fernandes universidade de São Paulo
  • Fabiana de Lima Guedes Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

questões curriculares, currículo multicultural, cultura corporal de movimento.

Publicado

2016-10-17

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Artigos

Resumo

Os documentos oficiais se preocupam com a execução do trabalho profissional em Educação Física e oferecem uma orientação aos profissionais da área. O currículo multicultural se preocupa com o processo e a forma de produção cultural de diferentes regiões e culturas. O presente trabalho tem por objetivo explorar os documentos oficiais e problematizar o termo cultura corporal de movimento (CCM) na Educação Física. Parte-se de uma abordagem bibliográfica de cunho exploratório e reflexivo. Nas questões curriculares, fica evidente que alguns temas são abordados em detrimento de outros. A CCM aparece somente na licenciatura, e parece praticamente deixada de lado como elemento curricular nos cursos de bacharelado. A tendência atual de atuação na EF volta-se para a necessidade de um currículo multicultural. Ir a campo para investigar as relações existentes entre o documento oficial e as ações na prática se faz necessário.

Como Citar

Fernandes, M. O., & Guedes, F. de L. (2016). QUESTÕES CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PCN’S E O CONCEITO DE CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO. Interfaces Científicas - Educação, 5(1), 9–19. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p9-19

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