QUESTÕES CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PCN’S E O CONCEITO DE CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO

Mayara Oliveira Fernandes, Fabiana de Lima Guedes

Resumo


Os documentos oficiais se preocupam com a execução do trabalho profissional em Educação Física e oferecem uma orientação aos profissionais da área. O currículo multicultural se preocupa com o processo e a forma de produção cultural de diferentes regiões e culturas. O presente trabalho tem por objetivo explorar os documentos oficiais e problematizar o termo cultura corporal de movimento (CCM) na Educação Física. Parte-se de uma abordagem bibliográfica de cunho exploratório e reflexivo. Nas questões curriculares, fica evidente que alguns temas são abordados em detrimento de outros. A CCM aparece somente na licenciatura, e parece praticamente deixada de lado como elemento curricular nos cursos de bacharelado. A tendência atual de atuação na EF volta-se para a necessidade de um currículo multicultural. Ir a campo para investigar as relações existentes entre o documento oficial e as ações na prática se faz necessário.

Palavras-chave


questões curriculares, currículo multicultural, cultura corporal de movimento.

Texto completo:

PDF

Referências


BETTI, M. Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.19, n.3, p.183-97, jul./set. 2005.

BRACHT, V. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Rev. Bras.Cienc. Esporte, v.22, n.1, p.53-63, set. 2000.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental - Educação Física – Brasília: MEC/SEF, 1997.

__________ Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - Educação Física. Brasília: MEC / SEF, 1998.

__________ Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio - Educação Física. Brasília: MEC / SEF, 2000.

DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas, SP: Papirus, 1995.

__________ Os significados do corpo na cultura e as implicações na Educação Física. Movimento - Ano 2 - N. 2 - Junho/1995b.

ESCUDERO, N.T.G.; NEIRA, M.G. Avaliação da aprendizagem em educação física: uma escrita autopoiética. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 22, n. 49, p. 285-304, maio/ago. 2011.

FINI, M.I. (coord.). Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física / Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.

GRAMORELLI, L.C.; NEIRA, M.G. Dez anos de parâmetros curriculares nacionais: a prática da Educação Física na visão dos seus autores. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 04, p. 107-126, outubro/dezembro de 2009.

HAVILAND, W.A.; PRINS, H.E.L., WALRATH, D. McBRIDE, B. Princípios de Antropologia. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

LIMA, M.E.; NEIRA, M.G. O currículo da Educação Física como espaço de participação coletiva e reconhecimento da cultura corporal da comunidade. Revista Ibero-americana de Educação, n.º 51/5 – 2010.

MENDES, M.I.B.S.; NÓBREGA, T.P. Cultura de movimento: reflexões a partir da relação entre corpo, natureza e cultura. PENSAR A PRÁTICA 12/2: 1-10, maio/ago. 2009.

NEIRA, M.G. O currículo multicultural da Educação Física: uma alternativa ao Neoliberalismo1: “O currículo multicultural da educação física”. Revista Mackenzie de educação física e esporte – 5(2):75-83, 2006.

___________ A Educação Física em contextos multiculturais: concepções docentes acerca da própria prática pedagógica. Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, pp.39-54, Jul/Dez 2008.

___________ Desvelando Frankensteins: Interpretações dos currículos de licenciatura em Educação Física. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física – ISSN 2175-8093 – Vol. 1, n. 1, p.118-140, Agosto/2009.

NEIRA.M.G.; NUNES, M.L.F. Educação Física, currículo e cultura. Phorte: São Paulo, 2009.

___________ Contribuições dos estudos culturais para o currículo da Educação Física. Rev. bras. ciênc. esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 671-685, jul./set. 2011.

NEIRA, M.G.; UVINHA, R.R. Cultura Corporal: diálogos entre educação física e lazer. Petrópolis, Rj: Vozes, 2009.

NETO, V.M.; TRIVIÑOS, A.S; GIL, J.M.S.; HERNÁNDEZ, F.; NEGRINE, A.; MOLINA, R.N.K. A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Ed. Universidade / UFRGS / Sulina, 1999.

RANGEL-BETTI, I.C.; BETTI, M. Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física. MOTRIZ - Volume 2, Número 1, Junho/1996.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental: ciclo II: Educação Física / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2007.

SILVA, C.A.; LÜDOF, S.M.A.; SILVA, F.A.G.; OLIVEIRA, A.P. A visão de corpo na perspectiva de graduandos em Educação Física: Fragmentada ou Integrada? Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 03, p. 109-126, julho/setembro de 2009.

SILVA, C.L.; VELOZO, E.L.; JÚNIOR, J.C.R. Pesquisa qualitativa em Educação Física: possibilidades de construção de conhecimento a partir do referencial cultural. Educação em Revista | Belo Horizonte | n. 48 | p. 37-60 | dez. 2008.

SOARES, C.L.; MADUREIRA, J.R. Educação Física, linguagem e arte: possibilidades de um diálogo poético do corpo. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.75-88, maio/agosto de 2005.

VARGAS, C.P.; MOREIRA A.F.B. A crise epistemológica na educação física: implicações no trabalho docente. Cadernos de Pesquisa v.42 n.146 p.408-427 maio/ago. 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2016v5n1p9-19


Indexada em: