A atuação profissional e formação do educador social no Brasil: uma roda da conversa

Jacyara Paiva, Cleia Renata Teixeira de Souza, Paula Marçal Natali, Verônica Regina Müller, Regis Alan Bauli

Resumo


A educação social no Brasil atualmente configura-se como uma área em expansão, foco de estudos e reflexões de diferentes grupos de estudos nas universidades e movimentos sociais. O presente artigo pretende através de uma roda de conversa com cinco autores/pesquisadores envolvidos com a Educação Social estabelecer diálogos sobre a atuação do Educador Social no Brasil a partir da contribuição reflexiva de cada um na história em construção desta área. A roda da conversa é orientada pelas categorias formação profissional do educador social, situação do educador social no Brasil, regulamentação profissional e métodos de avaliação da Educação Social. A roda da conversa buscou abrir possibilidades e continuidades de pensar sobre a área da educação social, apontando entre outros a necessidade da educação social estar contemplada nas políticas públicas de educação e de direitos humanos do Brasil.

Palavras-chave


Educação Social; Formação Profissional; Profissão Educador Social.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988): Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Saúde (2006): Estatuto da criança e do adolescente. 3. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde. (Série E. Legislação e Saúde). 3 ed. São Paulo: Moraes.

CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES. Ministério do Trabalho e Emprego. Vol. 1, 3. ed. Brasília: MTE, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9° Ed. São Paulo: 1998.

GONZÁLEZ. Mario Viché. Evaluacion y Calidade en Educacion no Formal. Revista P´raticas de Animação, Ano3 – Número 2, Valência, 2009. http://revistapraticasdeanimacao.googlepages.com

MÜLLER, V. R . A participação social e a formação política: Territórios a desbravar. Publicação: Dynamo Internacional- Street Work Training Institute. 2012.

MÜLLER, V.; RODRIGUES, Patrícia C. Reflexões de quem navega na educação

social. Uma viagem com crianças e adolescentes. Clichetec. Maringá. 2002.

NATALI, P. M.; SOUZA, C.R.T.; MÜLLER, V.R. Formação política do Educador Social: princípios para práxis emancipatórias, 2014. (no prelo)

NUÑEZ, Violeta. Pedagogía Social: Cartas para Navegaren El Nuevo Milenio.

Satillana: Buenos Aires- Argentina, 1999.

PAIVA, Jacyara (2011) Compreendendo as vivências e experiências produzidas na Educação Social de Rua: Desvelamentos pertinentes ao Educador Social de Rua. UFES.

SANTOS GUERRA, Miguel A. (1993): La evaluación: un proceso de diálogo,

comprensión y mejora. Málaga, Aljibe.




DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2014v3n1p77-88


Indexada em: