A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p9-21

Autores

  • AMIR DE PAULA EL HAKIM DE PAULA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – CAMPUS DE OURINHOS

Palavras-chave:

geografia, anarquismo, educação

Publicado

2015-06-09

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Piotr Kropotkin (1842-1921) e Elisée Reclus (1830-1905) foram geógrafos e anarquistas com importantes trabalhos nas áreas de geomorfologia, geografia urbana e ensino de geografia, sendo, ambos, agraciados com importantes distinções acadêmicas.Muito embora Kropotkin e Reclus ainda sejam quase desconhecidos na Geografia brasileira, tendo-se, inclusive, pouquíssimas citações a respeito deles em artigos sobre ensino, no final do século XIX eram constantemente convidados para encontros nas principais sociedades geográficas da Europa.Ao analisarmos esses autores, procuramos apontar que as críticas ao ensino de Geografia postuladas por Reclus e Kropotkin, ainda são válidas, muito embora se referenciassem ao século XIX, e não tenham vivenciadas as mudanças trazidas pela geografia radical norte-americana ou pela geografia crítica francesa.

Como Citar

DE PAULA, A. D. P. E. H. (2015). A CRÍTICA ANARQUISTA DE PIOTR KROPOTKIN E ELISEÉ RECLUS À GEOGRAFIA ESCOLAR NO FINAL DO SÉCULO XIX. Interfaces Científicas - Educação, 3(3), 9–21. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p9-21

Referências

CALSAVARA, Tatiana da Silva. Práticas da educação libertária no Brasil. 2004. 256f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação -Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

CARDOSO, Luciene Pereira Carris Cardoso. A visita de Élisée Reclus à Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro. Revista da Sociedade Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 01, n. 01,p.1-15, 2006.

GUARDIA, Francisco Ferrer Y. La escuela moderna. Barcelona: Ed. Solidariedad, 1912.

KAERCHER, Nestor. O gato comeu a geografia crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de geografia. In. PONTUSCHKA, N. N., OLIVEIRA, A. U. de (org), Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa, São Paulo, Contexto, 2002, p.221-231.

PAULA, Amir El Hakim de. Os operários pedem passagem! A geografia do operário na cidade de São Paulo (1900-1917).148 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2005.

PONTUSCHKA, Nídia N. Estudo do meio: teoria e prática. Revista Geografia (Londrina), v.18, p. 173-191, n.2, 2009.

RECLUS, ELiseé et all. Escritos sobre educação e geografia. Tradução: Rodrigo Rosa da Silva, Guilherme Amaral e Adriano Skoda. São Paulo: Biblioteca Terra Livre, 2009.