O BLOG EM SALA DE AULA E SUAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA COMPARTILHADA DE SABERES
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p61-68Palavras-chave:
blog – educação - tecnologias da informação e comunicaçãoPublicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.Resumo
O presente artigo apresenta discussões teórico-metodológicas acerca da prática extensionista denominada Blog: possibilidades para a prática compartilhada de saberes, desenvolvida pelos alunos do 4º período, do Curso de História, da Universidade Tiradentes, na disciplina Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino, e aplicada aos professores do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici com a intenção de levá-los a refletir sobre as possibilidades pedagógicas do blog e aplicá-las nas diferentes áreas curriculares e também oportunizar uma atualização quanto ao uso das TIC na educação, utilizando o blog como elemento norteador. A prática foi realizada sob os fundamentos teórico-metodológicos das tecnologias na educação a partir das reflexões de Gutierrez (2003), Lévy (1996), Santos (2003), Silva (2006) e Almeida (2007).
Como Citar
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. A construção compartilhada de significados em projetos de Educação Distância. In: Formação de educadores a distância e integração das mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.
GUTIERREZ, Suzana. O Fenômeno dos Weblogs: as possibilidades trazidas por uma tecnologia de publicação na Internet. Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 87-100, jan/jun, 2003.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 4 ed, 2006.
SANTOS, Cláudia Puntel Pereira dos. BLOGS: um novo modo de escrita de si. Contrapontos, Itajaí. v. 3, n. 3, p. 529-533, set./dez, 2003.