O BLOG EM SALA DE AULA E SUAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA COMPARTILHADA DE SABERES

Leonardo Matos Feitoza, Maria Conceição da Silva Linhares

Resumo


O presente artigo apresenta discussões teórico-metodológicas acerca da prática extensionista denominada Blog: possibilidades para a prática compartilhada de saberes, desenvolvida pelos alunos do 4º período, do Curso de História, da Universidade Tiradentes, na disciplina Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino, e aplicada aos professores do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici com a intenção de levá-los a refletir sobre as possibilidades pedagógicas do blog e aplicá-las nas diferentes áreas curriculares e também oportunizar uma atualização quanto ao uso das TIC na educação, utilizando o blog como elemento norteador. A prática foi realizada sob os fundamentos teórico-metodológicos das tecnologias na educação a partir das reflexões de Gutierrez (2003), Lévy (1996), Santos (2003), Silva (2006) e Almeida (2007).


Palavras-chave


blog – educação - tecnologias da informação e comunicação

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. A construção compartilhada de significados em projetos de Educação Distância. In: Formação de educadores a distância e integração das mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.

GUTIERREZ, Suzana. O Fenômeno dos Weblogs: as possibilidades trazidas por uma tecnologia de publicação na Internet. Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 87-100, jan/jun, 2003.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 4 ed, 2006.

SANTOS, Cláudia Puntel Pereira dos. BLOGS: um novo modo de escrita de si. Contrapontos, Itajaí. v. 3, n. 3, p. 529-533, set./dez, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p61-68


Indexada em: