O BLOG EM SALA DE AULA E SUAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA COMPARTILHADA DE SABERES

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p61-68

Autores

  • Leonardo Matos Feitoza Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Conceição da Silva Linhares UNIT

Palavras-chave:

blog – educação - tecnologias da informação e comunicação

Publicado

2016-06-05

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O presente artigo apresenta discussões teórico-metodológicas acerca da prática extensionista denominada Blog: possibilidades para a prática compartilhada de saberes, desenvolvida pelos alunos do 4º período, do Curso de História, da Universidade Tiradentes, na disciplina Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino, e aplicada aos professores do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici com a intenção de levá-los a refletir sobre as possibilidades pedagógicas do blog e aplicá-las nas diferentes áreas curriculares e também oportunizar uma atualização quanto ao uso das TIC na educação, utilizando o blog como elemento norteador. A prática foi realizada sob os fundamentos teórico-metodológicos das tecnologias na educação a partir das reflexões de Gutierrez (2003), Lévy (1996), Santos (2003), Silva (2006) e Almeida (2007).

Biografia do Autor

Leonardo Matos Feitoza, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) é especialista em metodologia do ensino de história de Sergipe, sendo graduado no mesmo curso pela Universidade Tiradentes, tem projetos de pesquisa nos campos da arte, memória, história, patrimônio, identidade e educação. É atualmente professor dos Colégios CCPA, Salesiano, Dinâmico e São Rafael na cidade de Aracaju. Também leciona no curso FiQ, nas disciplinas de Filosofia e Sociologia. Foi estagiário do Arquivo Publico da Cidade de Aracaju (APCA). Trabalhou como aluno de iniciação cientifica (CNPq), com projeto na área de historia da educação em Sergipe, cujo tema é: Entre letras, pontos e agulhas: a educação de meninos e meninas nas escolas de Primeiras Letras na Província de Sergipe, coordenado pela professora, Dr. Dinamara Garcia Feldens. Participou de inúmeros eventos de história e áreas afins, inclusive com comunicações e publicação de resumos e trabalhos completos. Foi também monitor da disciplina Pesquisa II em 2009/02.

Maria Conceição da Silva Linhares, UNIT

Professora articuladora de Tecnologias Educacionais no Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici e professora do Curso de Especialização PROEJA do Instituto Federal de Sergipe/IFS. Licenciada em em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo(1989). Pós-Graduação em Informática Educativa(Lato Sensu) pela Universidade Federal de Sergipe(1998). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe(2008). Experiência na área de Educação, com ênfase em educação e comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, mídias e formação de professores.

Como Citar

Feitoza, L. M., & Linhares, M. C. da S. (2016). O BLOG EM SALA DE AULA E SUAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA COMPARTILHADA DE SABERES. Interfaces Científicas - Educação, 4(3), 61–68. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2016v4n3p61-68

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. A construção compartilhada de significados em projetos de Educação Distância. In: Formação de educadores a distância e integração das mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.

GUTIERREZ, Suzana. O Fenômeno dos Weblogs: as possibilidades trazidas por uma tecnologia de publicação na Internet. Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 87-100, jan/jun, 2003.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 4 ed, 2006.

SANTOS, Cláudia Puntel Pereira dos. BLOGS: um novo modo de escrita de si. Contrapontos, Itajaí. v. 3, n. 3, p. 529-533, set./dez, 2003.