Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p159-168

Autores

  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Tiradentes
  • Bettina Steren dos Santos
  • Josevânia Teixeira Guedes

Palavras-chave:

Formação inicial, Prática reflexiva, Processos motivacionais

Publicado

2014-07-15

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Artigos

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo discutir as inter-relações entre as teorias contemporâneas motivacionais no contexto da formação inicial de professores, visando compreender os significados e as peculiaridades desse cenário. Trata-se de um estudo teórico, de cunho bibliográfico, que evidencia as contribuições dos processos motivacionais para a formação docente. A motivação retrata um processo que antecede a ação humana, de forma intrínseca e extrínseca, e possibilita inferir que o saber docente não se reduz, exclusiva ou principalmente, a processos mentais, cujo suporte é a atividade cognitiva dos indivíduos, mas é também um saber social que se manifesta nas relações complexas entre docentes e estudantes. Por fim, concluiu-se que há uma relação intrínseca entre a ciência pedagógica, a prática reflexiva e a motivação como instrumento para uma formação diferente da que temos atualmente. Realidade essa que justifica a presença das teorias motivacionais na formação básica dos professores.

Biografia do Autor

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Tiradentes

Doutoranda pelo curso de Doutorado Interinstitucional em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2012). Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2011), possui pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pela FANESE (2004) e graduação em Pedagogia pela Pio Décimo (2001) com habilitação em Orientação Educacional. Atua como professora da Universidade Tiradentes (Unit).

Como Citar

Nascimento, M. B. da C., Santos, B. S. dos, & Guedes, J. T. (2014). Formação inicial de professor e prática reflexiva: um estudo no contexto das teorias motivacionais contemporâneas. Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 159–168. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p159-168

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