Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p219-232

Autores

  • Marcus Aldenisson Oliveira Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - UNIFESP/campus Guarulhos.

Palavras-chave:

Apropriação, Aritmética do curso primário, Método intuitivo.

Publicado

2014-07-15

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Artigos

Resumo

Este texto objetiva compreender de que forma o método intuitivo foi apropriado, por diferentes estados brasileiros para o ensino de Aritmética. Tal compreensão cria algumas possibilidades de conexão de elementos das histórias da educação matemática do curso primário entre as unidades estaduais. Para isso, a posição ocupada inicialmente é a de observador – tentando acompanhar as similitudes e as particularidades de cada espaço. Como resultado, a pesquisa revela que com os reempregos atribuídos ao ensino de Aritmética, a partir da pedagogia intuitiva, contar e calcular deixaram de serem tópicos de conteúdos ancorados em regras fechadas e abstratas e transformaram-se em conhecimentos observados, palpável, vividos e adquiridos pelas experiências dos sentidos.

Biografia do Autor

Marcus Aldenisson Oliveira, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - UNIFESP/campus Guarulhos.

Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Infância e Adolescência, da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Membro do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat), desde 2013. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT-SE). Licenciado em Matemática pela Universidade Tiradentes. Membro do "Grupo de Pesquisa Histórias das Práticas Educacionais" (GPHPE), desde de 2009. Tem experiência na área Educação, com ênfase em História da Educação Matemática. Na pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: método intuitivo; ensino de Aritmética para os anos inicias; livro didático de matemática.

Como Citar

Oliveira, M. A. (2014). Apropriações do método intuitivo para ensinar Aritmética em escolas primárias: analisando a legislação educacional brasileira (1879-1930). Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 219–232. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p219-232

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