CONTRIBUIÇÕES DE GRANDES PENSADORES DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM EM SOCIEDADE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p151-158

Autores

  • Laudelino Luiz Castro Tanajura Universidade Tiradentes - UNIT
  • Cristiano de Jesus Ferronato Universidade Tiradentes - UNIT
  • Simone Silveira Amorim Universidade Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

História. Sociedade. Conhecimento. Educação. Desenvolvimento.

Publicado

2015-02-28

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Pensar em educar é exigir uma reflexão das mudanças ocorridas na sociedade, tendo em mente o conhecimento como base do processo crescente de desenvolvimento da vida em comunidade. Para tanto é preciso observar as mudanças ocorridas ao longo dos séculos, as contribuições das ciências, da religião, da política, etc. Nesse contexto apresentam-se teorias da educação e do conhecimento, que variam de acordo com o momento histórico em que os povos e nações se encontram, bem como das necessidades particularizadas de cada geração. Nessa conjectura a educação apresenta-se como ferramenta fundamental para disseminar o conhecimento e promover o desenvolvimento do homem.

Biografia do Autor

Laudelino Luiz Castro Tanajura, Universidade Tiradentes - UNIT

Mestrando em Educação pela Universidade Tiradentes DPE/PPED/UNIT/SE (2014); Pós graduando em Didática e Metodologia para o Ensino Superior FSLF/SE (2013). Extensão em Sociologia e Filosofia pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP. Membro do Grupo de pesquisa Políticas Públicas, Gestão Sócio-educacional e Formação de Professor (GPGFOP/UNIT/CNPq). Atuando na linha de Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Superior nas áreas: ensino aprendizagem. Membro do grupo de pesquisa de Transdisciplinaridade na Literacia e Numerácia de Jovens e Adultos no Semiárido Sergipano (TRANSEJA 2) CAPES/INEP do Observatório da Educação, no período de 2013-2016.

Cristiano de Jesus Ferronato, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012), durante o qual realizou estágio doutoral na Universidade de Lisboa, com financiamento da Capes. Mestre em Educação também pela Universidade Federal da Paraíba-PB (2006) e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Maringá- PR (2003). Professor PPG I da Universidade Tiradentes/UNIT, no Programa de Pós-graduação em Educação e no Curso de licenciatura em História. Pesquisador CNPq, associado aos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO), HISTEDBR (GT-PB) e líder do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista GT-SE (GHENO-SE). Desenvolve pesquisas no campo da História da Educação, com foco especial sobre o ensino secundário no oitocentos brasileiro.

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes - UNIT

Professora PPGP I da Universidade Tiradentes/UNIT, no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e Mestre em Educação (2006) pela mesma instituição. Associada à Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Integrante dos grupos de pesquisa História das Práticas Educacionais (GEHPE) e História da Educação no Nordeste Oitocentista, (GHENO GT/SE). É pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas também pela Universidade Federal de Sergipe (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, biografia, século XIX, ensino de Inglês, formação e profissão docente.

Como Citar

Castro Tanajura, L. L., Ferronato, C. de J., & Amorim, S. S. (2015). CONTRIBUIÇÕES DE GRANDES PENSADORES DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM EM SOCIEDADE. Interfaces Científicas - Educação, 3(2), 151–158. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p151-158