CONTRIBUIÇÕES DE GRANDES PENSADORES DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM EM SOCIEDADE

Laudelino Luiz Castro Tanajura, Cristiano de Jesus Ferronato, Simone Silveira Amorim

Resumo


Pensar em educar é exigir uma reflexão das mudanças ocorridas na sociedade, tendo em mente o conhecimento como base do processo crescente de desenvolvimento da vida em comunidade. Para tanto é preciso observar as mudanças ocorridas ao longo dos séculos, as contribuições das ciências, da religião, da política, etc. Nesse contexto apresentam-se teorias da educação e do conhecimento, que variam de acordo com o momento histórico em que os povos e nações se encontram, bem como das necessidades particularizadas de cada geração. Nessa conjectura a educação apresenta-se como ferramenta fundamental para disseminar o conhecimento e promover o desenvolvimento do homem.

Palavras-chave


História. Sociedade. Conhecimento. Educação. Desenvolvimento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n2p151-158


Indexada em: