A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educação

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n2p93-110

Autores

  • Alfrancio Ferreira Dias Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Helena Santana Cruz

Palavras-chave:

Trabalho docente, Relações de Gênero, Sentido do Trabalho

Publicado

2014-02-27

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Este artigo aborda as representações de gênero no campo da educação, destacando as experiências de socialização do trabalho docente a partir das trajetórias escolares, familiares e profissionais, o sentido e significado do trabalho na perspectiva dos/as docentes e o trabalho como uma categoria central e imaterial na vida dos/as docentes. A metodologia utilizada neste trabalho apoia-se em análises de fontes bibliográficas e em resultados de pesquisas de campo com diferentes dimensões metodológicas. Infere-se que os/as docentes vivenciam as mudanças das relações no interior do trabalho e na família, atribuindo sentidos ao trabalho que realizam a partir de suas identificações como professores/as e homens/mulheres, construídas no decorrer de suas trajetórias.

Biografia do Autor

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação na área de Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira (UMA) e Graduado em Pedagogia. Autor dos Livros "Identidades e relações de gênero sobre múltiplos olhares" (2013) e Gênero Trans e Multidisciplinar (20013). Professor Auxiliar I da Universidade Federal da Sergipe - Campus Itabaiana, atuando nos seguintes temas: Estudos sobre Trabalho e Gênero; Gênero e Educação; Formação e Qualificação Docente; Práticas Educativas e Culturais.

Como Citar

Dias, A. F., & Cruz, M. H. S. (2014). A docência sob suspeita: as representações de gênero no campo da educação. Interfaces Científicas - Educação, 2(2), 93–110. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n2p93-110