Os concursos públicos para o magistério primário na província da Parahyba do Norte (1835 – 1864)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p197-209

Autores

  • Rose Mary Souza Araújo Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Concurso público, Instrução primária, Formação de professores

Publicado

2014-07-15

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Seção

Artigos

Resumo

O trabalho trata dos resultados de uma pesquisa acerca dos concursos públicos que foram efetivados na Parahyba do Norte entre 1835 a 1864. O objetivo foi analisar o processo de efetivação dos concursos para o magistério primário no contexto do movimento e constituição da formação de professores na Escola Normal paraibana. Toma-se os referenciais de Edward Thompson (1981) e Antonio Gramsci (1989) para dialogar com as fontes documentais. Estas foram: Leis, decretos e regulamentos que tratam da educação escolarizada, mais especificamente sobre os concursos públicos tanto locais como nacional; Discursos e mensagens elaborados pelos presidentes da Província da Parahyba do Norte; Relatórios produzidos pelos diretores da instrução pública dirigidos aos presidentes provinciais: Produção jornalística local. O mergulho nessa documentação permitiu perceber que houve esforço do poder público paraibano em normatizar o ingresso dos professores no magistério primário pela via do concurso. Entretanto, as evidências apontaram que a prática desses concursos esteve articulada com os interesses de grupos políticos locais e assumiu o caráter de “habilitação” ao mesmo tempo em que se discutia formação do professor.

Palavras-chave: Concurso público; Instrução primária; Formação de professores

Biografia do Autor

Rose Mary Souza Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professora adjunta do Departamento de Fundamentação da Educação - CE/UFPB. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista - GHENO/PPGH, do Grupo de Pesquisa História da Educação da Paraíba - HISTEDBR-PB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação Brasileira, principalmente nos seguintes temas: formação docente, história da educação paraibana no período imperial, instituições escolares, especialmente, as escolas normais.

Como Citar

Araújo, R. M. S. (2014). Os concursos públicos para o magistério primário na província da Parahyba do Norte (1835 – 1864). Interfaces Científicas - Educação, 2(3), 197–209. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2014v2n3p197-209