Luz, Câmera e Educação: a pedagogia do cinema na formação de professores

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3828.2012v1n1p09-20

Autores

  • Albano Goes Souza Universidade Tiradentes
  • Edson Victor Lima Mendonça Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação, Formação de Professores, Cinema

Publicado

2012-09-29

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Pensar o cinema enquanto prática pedagógica é elucidar a complexidade do processo de educação e de como o olhar pode ser direcionado para esse foco, bem como questões culturais que envolvem este processo. A partir disso, o presente artigo tem por objetivo estudar a utilização de filmes no processo de formação docente inicial das licenciaturas em História, Geografia, Educação Física, Matemática, Biologia, Letras-Português, Letras-Inglês e Informática da Universidade Tiradentes (UNIT). É utilizado como método norteador da pesquisa, o qualitativo, voltado para análise e interpretação, tanto dos dados obtidos, quanto dos resultados alcançados.  Esse artigo é análise do projeto intitulado “Filmes sobre Professor: análise da utilização e contribuição para identidade de professores sergipanos em formação”, desenvolvido no Grupo de Estudos Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/CNPQ) com o apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC-SE).

Biografia do Autor

Albano Goes Souza, Universidade Tiradentes

BOLSISTA PROCAPS/UNIT/FAPITEC.   Mestrando em Educação (UNIT), Graduado em Pedagogia (UNIABC). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED-UNIT). Aracaju, Sergipe, albano.goes@hotmail.com

Edson Victor Lima Mendonça, Universidade Tiradentes

BOLSISTA/UNIT/FAPITEC.Graduando em   Comunicação   Social :  Jornalismo   da   Universidade   Tiradentes (UNIT), Aracaju, Sergipe, edsonvict0r@hotmail.com.

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

COORDENADOR. Doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP), Mestrado em Educação (UFS), Graduado em História (UFS).  . Docente do  Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED-UNIT). Aracaju, Sergipe, ronaldo_linhares@unit.br

Como Citar

Souza, A. G., Mendonça, E. V. L., & Linhares, R. N. (2012). Luz, Câmera e Educação: a pedagogia do cinema na formação de professores. Interfaces Científicas - Educação, 1(1), 09–20. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2012v1n1p09-20