Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Interfaces Científicas – Educação é uma revista científica que visa contribuir para a reflexão e a discussão de temas ligados a ensino e aprendizagem. A partir deste ambiente, deseja-se estabelecer um diálogo contínuo entre pesquisadores sobre problemáticas que envolvam a prática educacional, resultados de pesquisas, trocas de bibliografias e acesso a artigos científicos.


"A Interfaces Científicas - Educação recebe artigos produzidos por integrantes de Programas de Pós-Graduação stricto sensu. Aceita textos em coautoria entre mestrandos, doutorandos, mestres e doutores. Dessa forma, obrigatoriamente, um dos coautores precisa ter titulação de mestrado ou doutorado" 

 

Políticas de Seção

Expediente

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Tema do dossiê: Pesquisa em Educação na Cibercultura a presença do "digital" na

produção de narrativas, de imagens e de som.



Organização: Profa. Dra. Edméa Santos (PROPED-UERJ)



Período de submissão: de 20 de dezembro de 2016 a 10 de junho de 2017.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Processo de Avaliação por Pares

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia dos editores da Revista e, posteriormente, à avaliação por processo de peer review (revisão por pares) feita pelo menos por dois pareceristas um interno e ou externo. A aceitação final dos artigos depende de recomendação dos avaliadores, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final dos editores. Todo processo será feito por via eletrônica, iniciando-se com o parecer de um dos componentes do Conselho Editorial, que reconhecerá ou não o artigo como dentro do escopo da revista.

Periodicidade

A publicação será quadrimestral, sendo a recepção de originais em fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

A Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Interfaces Científicas – Educação possui um Conselho Editorial e um Conselho Consultivo composto por cientistas e pesquisadores renomados, que exercem a função de avaliar e garantir a qualidade da publicação, emitindo pareceres sobre os trabalhos em cada seção da revista. Os trabalhos submetidos são apreciados por dois avaliadores, com a omissão da identificação do autor. Caso haja pareceres divergentes, o editor encaminhará o trabalho para um terceiro avaliador. Os pareceres são analisados e acatados pelo conselho editorial.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexação

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal;

DOAJ - Directory of Open Access Journals;

Revistas SEER - Base de cadastro das revistas científicas brasileiras que utilizam o SEER/OJS;

Sumarios.org - Sumários de Revistas Brasileiras;

Diadorim - Diretório de Política de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras - IBICT.

 

 

Dossiê

CHAMADA PARA DOSSIÊS

REVISTA INTERFACES CIENTÍFICAS EDUCAÇÃO

 

A Revista Interfaces Científicas Educação da Universidade Tiradentes informa que receberá a partir de setembro de 2013, propostas para dossiês temáticos, sendo dois por ano.

Objetivo e natureza: os dossiês pretendem oferecer uma contribuição original e significativa em determinado campo de conhecimento, na forma de um conjunto de textos articulados por um eixo pré-estabelecido.

As proposições podem cobrir domínios variados relativos aos campos científicos abarcados pelas revistas.

Coordenação: as propostas deverão ser coordenadas por um ou mais docentes, portadores do titulo de doutor, com vínculos com qualquer instituição de ensino e pesquisa do país ou do exterior. Caberá ao(s) coordenador(es) a organização do dossiê, particularmente quanto à definição acadêmica da proposta e à indicação dos demais participantes.

Estrutura e forma: os dossiês serão compostos por um conjunto de 5 a 8 artigos que seguirão os critérios formais dos artigos da Revista Interface Científicas. Tais critérios estão disponíveis no sítio eletrônico   https://periodicos.set.edu.br/. Além dos artigos, poderão ser propostas, igualmente, resenhas de obras pertinentes ao dossiê.

- Cada dossiê poderá comportar não cumulativamente, um artigo de professor, pesquisador, pós-doutorando ou discente de programas de pós-graduação da Universidade Tiradentes. Recomenda-se vivamente que o conjunto de autores reflita diversidade em escala nacional e busque, igualmente, contribuições internacionais.

- O(s) coordenador(es) poderá(ão), a seu critério, participar como autor(es) de artigo ou resenha, observado o limite de contribuições internas acima referido.

Proposição: as inscrições de propostas deverão conter um arrazoado justificativo (de até 3 páginas), redigido pelo(s) coordenador(es) proponente(s), e a lista de autores com os respectivos títulos dos artigos e resumo individual de, no máximo, 15 linhas.

A análise e a seleção das propostas serão feitas pela Comissão Editorial da Revista Interfaces Científicas. A aceitação será comunicada, publicamente aos interessados, no prazo de trinta (30) dias após o fechamento das inscrições.

As propostas devem ser enviadas eletronicamente email, pelo seguinte endereço: interfacescientificas@gmail.com O recebimento será confirmado pela secretaria da Revista.

Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

Edição e publicação: o(s) dossiês aprovado(s) deverá(ão) ser publicado(s) nos números da Revista durante o ano em ordem estabelecida pela Comissão Editorial.

Caberá ao(s) coordenador(es) redigir o prefácio ao dossiê (de no máximo, cinco (5) páginas), introduzindo o conjunto de artigos e explicitando sua pertinência.

Uma vez aprovado(s) o(s) dossiê(s), os artigos e as resenhas serão submetidos aos mesmos procedimentos de avaliação, por pareceristas ad hoc, correntes na Revista Interface Científicas. Os detalhes sobre os procedimentos de avaliação e resenhas estão no sitio eletrônico da Revista (https://periodicos.set.edu.br/) ou nas edições impressas recentes.

A critério da Comissão Editorial, o(s) coordenador(s) poderá(ão) substituir ou acrescentar artigos ou resenhas no decorrer do processo de edição.

Casos não previstos nesta chamada serão submetidos à decisão da Comissão Editorial da Revista Interface Científicas.

 

Aracaju 20 de agosto de 2013

Comissão Editorial da Revista Interface Científicas – Educação.