JURISDIÇÃO INTERNACIONAL: Notas sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos

Autores

  • Eduardo Silva Luz Universidade Católica de Brasília
  • Gabriele Sapio Universidade Estadual do Piauí- UESPI

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-381X.2019v8n1p195-212

Palavras-chave:

Sistema Interamericano, Estados, Direitos Humanos.

Resumo

O presente ensaio tem como precípua missão estudar o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, esclarecendo as principais dúvidas acerca da estrutura, organização e competência dos órgãos que compõem tal sistema regional. Para tanto, será feito o exame acerca da Organização dos Estados Americanos e seu papel como responsável dos diálogos internacionais entre os seus membros tendo como finalidade a promoção da paz e garantia dos direitos da população americana, adiante será tratado a respeito da Convenção Americana de Direitos Humanos como marco paradigmático na proteção dos direitos humanos e ponto fundamental para a instrumentalização do Sistema Interamericano, devido à regulamentação e criação da Corte e Comissão Interamericana de Direitos Humanos. A metodologia desenvolvida pela pesquisa trata-se de revisão bibliográfica bem como análise de tratados e normas de direito internacional. Ao final do trabalho conclui-se que o Sistema Interamericano tem funcionado como pedra angular da política de proteção e respeito aos direitos humanos nos Estados Americanos. Palavras-Chave: Sistema Interamericano, Estados, Direitos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Silva Luz, Universidade Católica de Brasília

Mestrando em Direito pela Universidade Católica de Brasília, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Bacharel em Direito pela Associação de Ensino Superior do Piauí.

Gabriele Sapio, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

DOUTORADO EN CIENCIAS JURÍDICAS Y SOCIALES, UNIVERSIDAD DEL MUSEO SOCIAL ARGENTINO, UMSA, Argentina. Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Universidade Estadual do Piauí.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Luz, E. S., & Sapio, G. (2020). JURISDIÇÃO INTERNACIONAL: Notas sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Interfaces Científicas - Direito, 8(1), 195–212. https://doi.org/10.17564/2316-381X.2019v8n1p195-212

Edição

Seção

Artigos